22/11/10

O VIH e a SIDA

No âmbito da intervenção da Unidade de Educação para a Saúde da Escola, pretende-se promover a valorização de uma sexualidade responsável e informada, com comportamentos seguros e de prevenção de riscos, nomeadamente das infecções sexualmente transmissíveis.
A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença resultante da infecção pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) que é um vírus que pode ser contraído pela via sexual e pela partilha de objectos cortantes, por exemplo. Esta doença, sendo adquirida, surge apenas na sequência de um comportamento de risco, pois não é uma doença genética nem surge espontaneamente. Depende, então, do nosso comportamento e portanto é fundamental estar
informado acerca do vírus, dos comportamentos de risco e suas consequências, da doença, bem como de outras questões associadas.
Para tal, será realizada uma sessão para os alunos do 3.º ano da EPO, na próxima sexta-feira, dia 26 de Novembro, com um técnico da Associação Abraço, antecipando o Dia Mundial da SIDA (1 de Dezembro).

Sofia Ferreira
Unidade de Educação para a Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário