18/11/10

Antigo aluno da EHF no Campeonato Mundial de Culinária, no Luxemburgo

Samuel Mota, ex-aluno do Curso de Cozinha-Pastelaria da Escola de Hotelaria de Fátima, foi seleccionado entre largas centenas de candidatos para integrar os 6 elementos da equipa Olímpica Júnior que vai representar Portugal no Campeonato Mundial de Culinária, no Luxemburgo, um evento realizado no âmbito do Salão de Gastronomia do Luxemburgo e que reunirá mais de 1000 cozinheiros de todo o mundo.

Samuel Mota tem 19 anos e é cozinheiro profissional. Oriundo de Porto-de-Mós, Samuel orgulha-se de ter estudado na Escola de Hotelaria de Fátima e esta orgulha-se agora de ver um dos seus antigos alunos de Cozinha/Pastelaria integrar a jovem equipa portuguesa que vai representar Portugal no Campeonato Mundial de Culinária 2010, no Luxemburgo.
A sua aventura iniciou quando Chefe António Marques da Cruz, seu professor de Serviços de Cozinha, aqui na EHF, chamou a atenção da turma onde estava integrado que a conhecida revista “InterMagazine, Gastronomia e Restauração” estava à procura de novos talentos para integrar uma equipa que faria parte do referido campeonato. A iniciativa e o gosto pela arte da culinária despertaram-lhe de imediato a curiosidade e Samuel iniciou então uma nova etapa…Fácil? Nem pensar…Provas intensas, provas surpresa, um júri extremamente crítico, muitos nervos à mistura, muito trabalho árduo, que resultou na sua selecção entre 30 candidatos para representar o nosso país.
A prova tem início dia 21 de Novembro e a viagem aproxima-se! Quanto aos treinos, esses começaram há meses. Samuel, integrado na jovem equipa portuguesa, teve de conciliar as obrigações profissionais, dado que é Responsável de Bancada no Hotel Altis Belém, com um esquema de treinos intensivos no Restaurante da Associação de Cozinheiros Profissionais Portugueses, em Lisboa, onde assim como os outros colegas, repetiu os pratos a concurso até à exaustão.
Agora prepara-se para este novo desafio, o de criar e confeccionar com todo o perfeccionismo os pratos que incluem, para além de “finger food”, um buffet com várias sopas, pratos principais e sobremesas. Para além disso, a “nossa selecção” vai ainda servir um menu quente completo para 60 pessoas e presentear o júri com um centro de mesa constituído por um Galo de Barcelos em chocolate com 60 cm de altura.
Cada vez mais competitiva, a arte de cozinhar vai levar, de 20 a 24 de Novembro, ao Salão de Gastronomia de Luxemburgo mais de 1000 cozinheiros de todo o mundo, competindo em várias categorias e avaliados por 58 Chefs de renome Internacional. Samuel Mota espera que a equipa esteja entre as vencedoras e nós fazemos força positiva para que assim seja!
O Futuro? Novas propostas parecem surgir no horizonte, mas ainda é cedo para levantar o pano…Agora, há um Campeonato Mundial a disputar e a atenção do jovem Samuel está concentrada nos objectivos comuns da equipa: Obter uma medalha que dignifique o país e a sua equipa. Concentração e talento são as palavras de ordem. Boa sorte a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário