03/11/10

Concurso Nacional de Leitura


As obras seleccionadas para a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, são as que abaixo se apresentam. Mais um ano em que a EPO participará no Concurso e, mais um ano em que se esperam excelentes resultados.
Aos alunos participantes, boas leituras!




"O rapaz do pijama às riscas", John Boyne

Um rapaz de oito anos, Bruno (Asa Butterfield) é o protegido filho de um agente nazi (David Thewlis) cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde o solitário jovem não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe (Vera Farmiga) para não explorar o jardim, por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto. Nesse local, Bruno conhece Shmuel (Jack Scanlon), um rapaz da sua idade que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras.




"O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", Jorge Amado

Será que o amor e a felicidade são impossíveis para dois seres, como um gato e uma andorinha que sendo tão diferentes, dominando territórios tão distintos como o céu e a terra, chegando até a ser inimigos naturais?
Não será melhor viver a felicidade do que se preocupar com as diferenças e com o que os outros acham, esquecendo as diferenças e as opiniões divergentes por completo?
A felicidade pode ter apenas uma passagem fugaz pelas suas vidas e não voltar a acontecer, a vida deve ser vivida e os momentos bons devem ser aproveitados ao máximo para que mais tarde não o lamentemos pensando como teríamos vivido se não tivéssemos deixado escapar as oportunidades.

Fátima Lucas

Sem comentários:

Enviar um comentário