23/11/10

Dia da Floresta Autóctone_23 de Novembro

O dia 23 de Novembro comemora o dia das florestas autóctones: este dia foi criado para nos alertar para a necessidade e importância da conservação e protecção das florestas autóctones. É um dia apropriado à sementeira ou plantação de árvores devido às condições climatéricas de Portugal e Espanha.

Sabes o que são espécies autóctones?
São espécies naturais da própria região onde habitam.

Sabes quais são as espécies autóctones, mais comuns em Portugal?

As espécies arbóreas autóctones da floresta portuguesa são a azinheira, o carvalho alvarinho, o carvalho negral, o carvalho português, a cerejeira brava, o medronheiro, o pinheiro-bravo, o pinheiro-manso, o sobreiro, o zambujeiro (oliveira brava), o amieiro, o choupo-negro, o freixo, o salgueiro-branco, o ulmeiro.

Sabes porque são importantes as espécies autóctones?
As espécies autóctones são mais resistentes às pragas, às doenças, aos incêndios, e aos períodos longos de secas e chuvas intensas.
As áreas de bosques autóctones são importantes no pastoreio de ovelhas, na actividade apícola (produção de mel pelas abelhas) e no crescimento de cogumelos silvestres. E também são importantes locais de abrigo e reprodução para muitos animais.

Cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal, representando uma mais valia efectiva na conservação da Natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), protecção do solo e manutenção do regime hídrico.

Equipa de Coordenação do Projecto EcoEscola_EPO

Sem comentários:

Enviar um comentário