A chegada à empresa é feita pelo meio do depósito da principal matéria-prima, fardos de plástico que provêm das empresas que recolhem e separam os materiais colocados nos Ecopontos, ou de desperdícios, refugos ou resíduos de outras empresas que trabalham com o plástico.
O plástico é cortado e lavado várias vezes, para serem retirados todos os lixos e impurezas, de forma a ficarem pequenos pedacinhos, leves e secos. O processo envolve o uso de muita água, principal matéria subsidiária, e por isso a empresa tem uma Etar própria, que também visitámos, que faz o tratamento da água que volta a entrar no processo.
O plástico pronto, entra numa passadeira, que o leva a uma máquina que a alta temperatura o derrete e permite que expanda numa espécie de pasta, que depois de passar num filtro com uma rede muito apertada, forma pedaços tipo esparguete muito fino que é cortado em pequenas unidades em forma de bolinhas.
Este é o produto final da Micronipol, que será a matéria-prima de todos os transformadores de plástico.
Antes do produto acabado ser embalado nos Big Bag’s, são recolhidas amostras, para poderem ser analisadas e testadas em laboratório para verificação dos parâmetros relativos à qualidade.
A Prof.ª Margarida Rodrigues, acompanhou-nos nesta visita, em cumprimento do Plano de Acção do Programa Eco Escolas na nossa escola.Ana Pinho
Sem comentários:
Enviar um comentário