- Logo no início a Mini-conferência TWIST. Lamentavelmente não pude estar presente. Pelo que me disseram e li correu bem. Parabéns à Elsa e a todos os que colaboraram.
- No mesmo dia que em Ourém se "trocavam lâmpadas", estava eu em Barcelos na Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a falar sobre "Turismo Religioso - o erro do PENT". Quatro ex-presidentes de Regiões de Turismo (Alto Minho, Verde Minho, Tâmega e Barroso e Leiria-Fátima), abordaram questões do Turismo perante uma assistência interessada, composta sobretudo por alunos da licenciatura em Turismo. No dia seguinte visitei a Escola Profissional de Braga, com particular incidência nas oficinas e laboratórios. Uma grande escola, onde igualmente se pressente um dinamismo muito próprio do ensino profissional. Uma palavra de agradecimento ao recém regressado director, Paulo Sousa, um amigo de longa data.
- D regresso a Fátima participei num animado e muito bem composto jantar de campanha. O empenhamento na causa política, deve ser entendido como uma atitude de superior civismo.
- Aproveitando a apresentação feita em Barcelos, fiz uma apresentação para os alunos de Turismo e Recepção. O assunto poderá ser um pouco aborrecido para eles, mas pareceu-me que gostaram. Eu gostei.
- Reunião com os delegados de turma da Escola de Hotelaria de Fátima. Muitas e boas ideias foram apresentadas e discutidas, sobretudo no que se refere ao uniforme e particularmente à formação em contexto de trabalho. Vamos continuar a debater e sobretudo a colocar no terreno muitas destas novas e muito interessantes ideias. Muitas apenas no próximo ano lectivo.
- Seminário na Nazaré sobre "Higiene e Segurança Alimentar", com técnicos da ARESHP e a directora de LVT da ASAE. Uma iniciativa importante com cerca de 200 empresários e profissionais da restauração presentes.
- LIMPAR PORTUGAL. A imagem que antecede este texto, é o tributo de alargado reconhecimento a todos aqueles que participaram nesta iniciativa dinamizada pela "improvável" e dinâmica ecologista Margarida Rodrigues. Excelente atitude de todos perante um céu que nos ameaçava cair em cima. Parabéns!
- 19 foi Dia do Pai. Fui almoçar com o meu a casa de familiar na Lagoa do Furadouro. Um simpático grupo de casais já com uma "interessante" idade, comiam "verças" e conversavam. Apesar de todos ainda trabalharem, invejei o seu vagar de já não quererem correr atrás de qualquer coisa. Um sentiu-se mal (uma quebra de tensão?). Chamei o 112 e fui imediatamente atendido. Expliquei pausadamente o que se passava e onde se situa geograficamente a Lagoa do Furadouro. Explicou-me o meu interlocutor do 112 que me iria passar a um médico. Depois de 10 longos minutos e daquela arrasadora gravação de que "a sua chamada será de imediato atendida...", atendeu-me uma médica. Depois de várias perguntas a que tive alguma dificuldade em responder (descrever pormenorizadamente o que se passou, o quadro clínico do paciente, antecendentes...), expliquei de novo onde ficava a Lagoa do Furadouro e também a respectiva freguesia. Pediu-me então para aguardar porque iria transferir a chamada para os Bombeiros de Ourém, o que fez. Expliquei onde se situava a casa, porque aqui já se sabia onde ficava a Lagoa do Furadouro. 30 minutos depois de ter iniciado o contacto chegou finalmente a ambulância do INEM. Que País é este?
- Hoje, Dia Mundial da Poesia e depois de ter deixado pelos murais do Facebook alguns poemas, aqui deixo "Povo" de Pedro Homem de Mello:
Povo que lavas no rio,
Que vais às feiras e à tenda,
Que talhas com teu machado
As tábuas do meu caixão,
Pode haver quem te defenda,
Quem turve o teu ar sadio,
Quem compre o teu chão sagrado,
Mas a tua vida, não!
Meu cravo branco na orelha!
Minha camélia vermelha!
Meu verde manjericão!
Ó natureza vadia!
Vejo uma fotografia...
Mas a tua vida, não!
Fui ter à mesa redonda,
Bebendo em malga que esconda
O beijo, de mão em mão...
Água pura, fruto agreste,
Fora o vinho que me deste,
Mas a tua vida, não!
Procissões de praia e monte,
Areais, píncaros, passos
Atrás dos quais os meus vão!
Que é dos cântaros da fonte?
Guardo o jeito desses braços...
Mas a tua vida, não!
Aromas de urze e de lama!
Dormi com eles na cama...
Tive a mesma condição.
Bruxas e lobas, estrelas!
Tive o dom de conhecê-las...
Mas a tua vida, não! Subi às frias montanhas,
Pelas veredas estranhas
Onde os meus olhos estão.
Rasguei certo corpo ao meio...
Vi certa curva em teu seio...
Mas a tua vida, não!
Só tu! Só tu és verdade!
Quando o remorso me invade
E me leva à confissão...
Povo! Povo! eu te pertenço.
Deste-me alturas de incenso,
Mas a tua vida, não!
Povo que lavas no rio,
Que vais às feiras e à tenda,
Que talhas com teu machado,
As tábuas do meu caixão,
Pode haver quem te defenda,
Quem turve o teu ar sadio,
Quem compre o teu chão sagrado,
Mas a tua vida, não!"
A próxima semana vai continuar na senda das anteriores:
- Reuniões sobre a imagem corporativa das Escolas e dos Centros. Participação em auscultação no NERLEI sobre a RAVE. Visita à EPO da directora do Centro de Emprego de Tomar. Reunião com o presidente da CMO sobre assuntos importantes para o futuro da Escola de Hotelaria. Deslocação a Lisboa e reunião com a representante da União Europeia em Portugal sobre projecto de cooperação com São Tomé e Príncipe, seguida de audiência com o Secretário de Estado do Turismo sobre financiamento do projecto da Escola de Hotelaria. Reunião com delegados de turma da EPO e visita à Escola da directora comercial da Portugal Telecom, sobre estabelecimento de um protocolo de cooperação. Para o final da semana, assembleia-geral da ADLEI, em Leiria e no fim-de-semana o tão esperado Congresso do Concelho de Ourém. Tudo isto para além do trabalho normal esperado e do inesperado...
Fico por aqui. Pressinto já ir longo e pouco interessante.
Até para a semana.
Francisco Vieira
Sem comentários:
Enviar um comentário