21/03/10

Na solidão de quem decide...

Passou mais uma semana de intensa actividade nas Escolas. Vejo com satisfação um redobrado empenhamento de muitos. Francamente que ainda não sei dizer se de todos. O tempo acabará por me proporcionar essa resposta...
  • Logo no início a Mini-conferência TWIST. Lamentavelmente não pude estar presente. Pelo que me disseram e li correu bem. Parabéns à Elsa e a todos os que colaboraram.
  • No mesmo dia que em Ourém se "trocavam lâmpadas", estava eu em Barcelos na Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a falar sobre "Turismo Religioso - o erro do PENT". Quatro ex-presidentes de Regiões de Turismo (Alto Minho, Verde Minho, Tâmega e Barroso e Leiria-Fátima), abordaram questões do Turismo perante uma assistência interessada, composta sobretudo por alunos da licenciatura em Turismo. No dia seguinte visitei a Escola Profissional de Braga, com particular incidência nas oficinas e laboratórios. Uma grande escola, onde igualmente se pressente um dinamismo muito próprio do ensino profissional. Uma palavra de agradecimento ao recém regressado director, Paulo Sousa, um amigo de longa data.
  • D regresso a Fátima participei num animado e muito bem composto jantar de campanha. O empenhamento na causa política, deve ser entendido como uma atitude de superior civismo.
  • Aproveitando a apresentação feita em Barcelos, fiz uma apresentação para os alunos de Turismo e Recepção. O assunto poderá ser um pouco aborrecido para eles, mas pareceu-me que gostaram. Eu gostei.
  • Reunião com os delegados de turma da Escola de Hotelaria de Fátima. Muitas e boas ideias foram apresentadas e discutidas, sobretudo no que se refere ao uniforme e particularmente à formação em contexto de trabalho. Vamos continuar a debater e sobretudo a colocar no terreno muitas destas novas e muito interessantes ideias. Muitas apenas no próximo ano lectivo.
  • Seminário na Nazaré sobre "Higiene e Segurança Alimentar", com técnicos da ARESHP e a directora de LVT da ASAE. Uma iniciativa importante com cerca de 200 empresários e profissionais da restauração presentes.
  • LIMPAR PORTUGAL. A imagem que antecede este texto, é o tributo de alargado reconhecimento a todos aqueles que participaram nesta iniciativa dinamizada pela "improvável" e dinâmica ecologista Margarida Rodrigues. Excelente atitude de todos perante um céu que nos ameaçava cair em cima. Parabéns!
  • 19 foi Dia do Pai. Fui almoçar com o meu a casa de familiar na Lagoa do Furadouro. Um simpático grupo de casais já com uma "interessante" idade, comiam "verças" e conversavam. Apesar de todos ainda trabalharem, invejei o seu vagar de já não quererem correr atrás de qualquer coisa. Um sentiu-se mal (uma quebra de tensão?). Chamei o 112 e fui imediatamente atendido. Expliquei pausadamente o que se passava e onde se situa geograficamente a Lagoa do Furadouro. Explicou-me o meu interlocutor do 112 que me iria passar a um médico. Depois de 10 longos minutos e daquela arrasadora gravação de que "a sua chamada será de imediato atendida...", atendeu-me uma médica. Depois de várias perguntas a que tive alguma dificuldade em responder (descrever pormenorizadamente o que se passou, o quadro clínico do paciente, antecendentes...), expliquei de novo onde ficava a Lagoa do Furadouro e também a respectiva freguesia. Pediu-me então para aguardar porque iria transferir a chamada para os Bombeiros de Ourém, o que fez. Expliquei onde se situava a casa, porque aqui já se sabia onde ficava a Lagoa do Furadouro. 30 minutos depois de ter iniciado o contacto chegou finalmente a ambulância do INEM. Que País é este?
  • Hoje, Dia Mundial da Poesia e depois de ter deixado pelos murais do Facebook alguns poemas, aqui deixo "Povo" de Pedro Homem de Mello:

Povo que lavas no rio,

Que vais às feiras e à tenda,

Que talhas com teu machado

As tábuas do meu caixão,

Pode haver quem te defenda,

Quem turve o teu ar sadio,

Quem compre o teu chão sagrado,

Mas a tua vida, não!

Meu cravo branco na orelha!

Minha camélia vermelha!

Meu verde manjericão!

Ó natureza vadia!

Vejo uma fotografia...

Mas a tua vida, não!

Fui ter à mesa redonda,

Bebendo em malga que esconda

O beijo, de mão em mão...

Água pura, fruto agreste,

Fora o vinho que me deste,

Mas a tua vida, não!

Procissões de praia e monte,

Areais, píncaros, passos

Atrás dos quais os meus vão!

Que é dos cântaros da fonte?

Guardo o jeito desses braços...

Mas a tua vida, não!

Aromas de urze e de lama!

Dormi com eles na cama...

Tive a mesma condição.

Bruxas e lobas, estrelas!

Tive o dom de conhecê-las...

Mas a tua vida, não! Subi às frias montanhas,

Pelas veredas estranhas

Onde os meus olhos estão.

Rasguei certo corpo ao meio...

Vi certa curva em teu seio...

Mas a tua vida, não!

Só tu! Só tu és verdade!

Quando o remorso me invade

E me leva à confissão...

Povo! Povo! eu te pertenço.

Deste-me alturas de incenso,

Mas a tua vida, não!

Povo que lavas no rio,

Que vais às feiras e à tenda,

Que talhas com teu machado,

As tábuas do meu caixão,

Pode haver quem te defenda,

Quem turve o teu ar sadio,

Quem compre o teu chão sagrado,

Mas a tua vida, não!"

A próxima semana vai continuar na senda das anteriores:

  • Reuniões sobre a imagem corporativa das Escolas e dos Centros. Participação em auscultação no NERLEI sobre a RAVE. Visita à EPO da directora do Centro de Emprego de Tomar. Reunião com o presidente da CMO sobre assuntos importantes para o futuro da Escola de Hotelaria. Deslocação a Lisboa e reunião com a representante da União Europeia em Portugal sobre projecto de cooperação com São Tomé e Príncipe, seguida de audiência com o Secretário de Estado do Turismo sobre financiamento do projecto da Escola de Hotelaria. Reunião com delegados de turma da EPO e visita à Escola da directora comercial da Portugal Telecom, sobre estabelecimento de um protocolo de cooperação. Para o final da semana, assembleia-geral da ADLEI, em Leiria e no fim-de-semana o tão esperado Congresso do Concelho de Ourém. Tudo isto para além do trabalho normal esperado e do inesperado...

Fico por aqui. Pressinto já ir longo e pouco interessante.

Até para a semana.

Francisco Vieira


Sem comentários:

Enviar um comentário