14/03/10

Na solidão de quem decide...

De regresso. Alguns comentários interessantes sobre o texto da semana passada, denotando sobretudo uma inesperada falta de hábito em partilhar informação. Pressenti algum receio. A semana que acabou foi intensa, a exemplo de todas as outras desde o início de Janeiro. Em destaque e em resumo:
- Protocolo com a WSB, empresa do sector da energia solar. Temos muito que fazer em termos da reestruturação dos espaços técnicos e da aquisição de equipamentos. O futuro da EPO passa crescentemente por uma aposta em novas áreas de formação, que se apresentam igualmente como áreas empresariais com elevadas expectativas. Um trabalho a fazer até Setembro e a consolidar nos anos seguintes. O sucesso do primeiro curso é decisivo para a afirmação dos seguintes.
- Através de Carlos Batista (presidente do CA da TECNOREM) conheci o Nelson Faria de Oliveira. Personagem do Mundo, nasceu no Brasil mas tem aqui em Ourém as suas raízes familiares. Vai participar no Congresso do Concelho de Ourém e acredito que nos trará excelentes contributos. O painel que me pediram para coordenar, contará ainda com a presença do já referido Carlos Batista e de David Catarino, actual presidente da ER Turismo Leiria-Fátima e ex-presidente da CM Ourém. O relator será Eugénio Lucas, professor do Instituto Politécnico de Leiria.
- Reunião com Lúcia Silva, do grupo Sojormédia no âmbito da preparação de um seminário sobre Turismo e Requalificação Urbana, a realizar brevemente em Fátima. A diversidade com que tenho construído o meu percurso profissional, pode ser muito discutível, mas traz-me esta enorme vantagem de dominar um conjunto alargado de assuntos. Um seminário muito interessante e pertinente nos tempos que correm.
- DIA ABERTO DAS ESCOLAS na Escola Profissional de Ourém. Uma atitude fantástica de todos os participantes e a confirmação da qualidade da formação na INSIGNARE. Gostei particularmente de falar com alguns dos alunos e de verificar a sua forma descontraída de fazer coisas a sério. Temos gente. A todos os que participaram o meu muito especial agradecimento. É pena que os pais ainda não acompanhem os jovens nestas visitas, ajudando-os a definir correctamente as suas opções de futuro. Vamos também tentar alterar esta postura, divulgando esta actividade com mais intensidade. No próximo ano.
- Na semana que se avizinha promete manter o nível de intensidade. Para além dos assuntos diários vamos ter a Mini-conferência TWIST, no dia 16, numa organização coordenada pela Elsa Reis. Lamentavelmente não vou poder participar, porque no mesmo dia e hora estarei na Escola Superior de Gestão, em Barcelos, a falar sobre Turismo Religioso. Um simpático convite sobre um assunto que me diz muito e sobre o qual tenho opinião sustentada. Aproveito a ida ao norte e visitarei a Escola Profissional de Braga. O objectivo é ver os espaços oficinais de uma escola marcante, de novo dirigida pelo meu grande amigo Paulo Sousa (um dos grandes directores do ensino profissional em Portugal). No dia seguinte PPC estará em Fátima, num jantar de campanha. Lá estarei.
- No próximo dia 19, comemora-se o Dia do Pai. Não sou muito dado a este tipo de datas, mas penso que independentemente do dia, devemos reforçar a nossa atenção para com aqueles que gostam de nós e naturalmente de quem nós gostamos mais. Deixava aqui o desafio aos Orientadores de Turma para que sensibilizassem os seus alunos para não se esquecerem desse dia e fizessem algo que pudesse levar uma mensagem de amor aos seus pais. Não custa nada e os pais agradecem.


Até para a semana e bom trabalho.

Francisco Vieira

1 comentário:

  1. Como orientadora de turma gostei da sugestão. Por vezes as ideias simples conseguem motivar os nossos alunos e como estamos a abordar a importância do estudo do desenvolvimento, a vinculação, a adolescência e o conflito de gerações..., pode resultar e angariar mais "boas vontades"!

    ResponderEliminar