21/03/10

O Dia "L"

O despertador tocou à sete da manhã no dia 20 de Março. Enquanto me arranjava para ir buscar as Tshirts, as luvas, os sacos do lixo e os sacos com o "lanche da manhã" ao Centro de Negócios, pensava em quantos despertadores não estariam também a tocar para acordar os cerca de 100 membros do grupo EPO Ourém que tinham aderido ao Projecto "Limpar Portugal".
A chuva que teimava em cair deixou-me um pouco apreensiva quanto ao número de presenças que iria ter à hora combinada, em frente à sede da EPO, mas às 8.15h começaram a chegar e às 8.45h, quando foi feita a chamada, verifiquei, orgulhosa (e aliviada!) que estavam presentes todos os elementos inscritos!

A essa hora a azáfama era grande: distribuiam-se as Tshirts (surpresa: com o logotipo da EPO como prémio pela sua adesão "em massa"), as luvas e a comida, informavam-se os participantes do professor responsável pelo grupo em que estavam integrados e indicavam-se os locais de limpeza atribuidos. O grupo da Elsa foi para Alburitel; o do Carlos foi para a Ribeira de Seiça; o meu, o da Georgina e o da Dulce foram para uma lixeira no Murtal, Atouguia.

Já nos locais, expressões como "Não é possível...", "Stora, não imagina o que deixaram ali ao fundo" ou "Há pessoas horríveis..." evidenciaram a incredulidade dos nossos alunos perante a quantidade e diversidade dos lixos encontrados.

Durante toda a manhã os grupos trabalharam incansavelmente, recolhendo os lixos espalhados na floresta, procedendo de seguida à sua separação.
No dia 20 de Março de 2010, os alunos da EPO deram uma grande lição de civismo e de cidadania, aguentando estoicamente as adversas condições climatéricas e desempenhando as tarefas com responsabilidade e entusiasmo.
Aos alunos agradeço a pronta e entusiasta adesão a este projecto; aos meus colegas, agradeço a constante e imprescindível colaboração; ao director da nossa escola, agradeço a presença em mais esta acção da escola.

Termino com o lema da nossa mascote Eco EPO: "Pelo ambiente, sempre! "

Movie Maker da EPO a limpar Portugal: http://www.youtube.com/watch?v=6GVEw7k5jWY

Margarida Rodrigues

4 comentários:

  1. Escorridinho, a jorrar mesmo! ;-)
    Eu fui a que te ligou às 7h30 da matina, com a voz ensonada, a perguntar assim:
    "Ó Guida, a coisa mantém-se?! Com esta chuva?!"
    E tu, toda espevitada já áquela hora:
    "Claro que sim! E não me faltes, que eu preciso de ti!"
    "Sim, meu General!" E ainda bem que fui...

    ResponderEliminar
  2. Valentes!! Ainda bem que há gente assim! :)

    Célia Silva

    ResponderEliminar
  3. Estão todos de parabéns pela participação activa!

    ResponderEliminar
  4. Incansável como sempre e super empenhada em tudo aquilo que faz, Margarida Rodrigues consegue masi uma vez captar a atenção dos alunos, motiva-los a ajudar e a nunca desistir.

    Debaixo de toda aquela chuve imensa nenhum de nós baixou os braços.

    Foi das melhores iniciativas em que participei até hoje e tudo graças à sensibilização e ao dever de cidadania que a professora tanto se esforça para nos transmitir.

    Limpar Portugal fez-me sentir útil, importante para o futuo deste nosso pais, deste nosso mundo, deste nosso planeta Terra que tanto teimamos em destruir.

    Gratificante e maravilhoso são os adjectivos que encontro para esta manhã.

    :)

    Beijinhuzz

    ResponderEliminar