Olá, Tudo Bem?
A propósito da sessão de formação e prevenção que irá ter lugar no próximo dia 18 de Março,com a colaboração de um especialista da Associação Abraço, lembrei-me de um anúncio de publicidade institucional que relembra a importância do uso do preservativo como forma de prevenção contra um dos maiores flagelos mundiais: A SIDA
O sexo não protegido, ou seja, sem preservativo, expõe-te ao risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis as (DST). Isto aplica-se a homens e a mulheres. O Preservativo é o único método eficaz para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, e a SIDA...
Chama-se sexo não protegido a qualquer forma de contacto sexual anal, oral ou vaginal que não envolva o uso de preservativo masculino ou feminino ou uma barreira semelhante.
Nunca é demais lembrar que a SIDA, ou Síndroma da Imunodeficiência Adquirida, é um conjunto de sintomas e sinais de uma doença, adquirida, que ataca o nosso sistema imunitário (o mecanismo de defesa do nosso organismo). O vírus da SIDA, o HIV pode ser transmitido pela via sexual, via sanguínea e pela via pré-natal.Tu podes evitar a SIDA, tomando consciência e responsabilidade pelo teu comportamento sexual. Protege-te, e aos outros. Utiliza sempre o Preservativo se és sexualmente activo(a). beijocas!
S - síndroma
D - deficiência
A - adquirida
Alguns filmes interessantes que focam a problemática da SIDA em diversas situações:
http://www.abraco.org.pt
http://www.aidsportugal.com
Aqui vai o anúncio :)
- GIA (EUA,1998), de Michael Cristofer
- Philadelphia (EUA, 1993), de Jonathan Demme
- Stephen Fry e a Sida (Inglaterra, 2007), de Ross Wilson
- Cristal (EUA, 2007), de Todd Ahlberg
- Princesas (Espanha, 2005), de Fernando Leon de Aranoa
http://www.abraco.org.pt
http://www.aidsportugal.com
Aqui vai o anúncio :)
Unidade de Educação Sexual
Sandra Monteiro
Aqui está um tema que mesmo em pleno século XXI, em que temos à nossa disponibilidade todo e qualquer tipo de informação, ainda é um "mito" para muitos.
ResponderEliminarMuitos são os jovens da minha idade que não sabem os possiveis meios de transmissão, que vivem com a mentalidade que só acontece aos outros, que uma vez não tem importância, que ele/ela não tem aspecto de quem possa tar infectado... coisas que deveriam fazer parte dos nossos conhecimentos primários. Não só para o nosso bem mas para o bem de todas as pessoas que possam vir a sofrer pela nossa irresponsabilidade.
Protegam-se !!
Beijocazz :)