18/03/10

Visita de Estudo à Valorlis




No passado dia 16 de Março, as turmas do 1º e 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão, visitaram as instalações da empresa Valorlis SA, em Leiria. A empresa dedica-se à separação e tratamento de resíduos que lhe chegam de 5 Concelhos.

Os alunos observaram o processo de separação do lixo que é colocado nos Ecopontos e perceberam a importância da primeira triagem que deve ser feita nos nossos lares e nas empresas/instituições. O processo consiste numa nova separação e na constituição de fardos que irão constituir a matéria-prima das empresas que reciclam plástico, papel, vidro, alumínio.
Todo o lixo que é colocado nos contentores destinados apenas ao lixo orgânico (tudo o que não vai para o Ecoponto ou não é aproveitado para a Compostagem, que muitos de nós também podemos fazer lá em casa), vai directo para o aterro sanitário.
O aterro da Valorlis conta já com 4 células, a última quase cheia, e tendo em conta que a empresa existe desde 1997 e que cada célula tem uma área correspondente a 5 campos de futebol, podemos concluir que há muito lixo, que desta forma está depositado no nosso solo.
A manutenção de cada célula é um trabalho meticuloso, pois o solo tem de ser impermeabilizado, devidamente entubado para retirar o lixiviado (água recolhida que depois vai ser devidamente tratada) que se forma com a decomposição dos materiais e para aproveitar o gás metano, para produção de Biogás que encaminhado para instalações apropriadas pode ser utilizado como combustível.
Cada camada de lixo do aterro tem de ser tapada com areia, para evitar o mau cheiro e a procura de restos por animais, nomeadamente bandos enormes de pássaros. Actualmente, foi contratado o serviço de uma empresa que leva Falcões que simulam ataques às Gaivotas que por lá andam e que são imensas! Foram também colocadas máquinas de odores que libertam cheiros mais agradáveis que se misturam com o cheiro da decomposição do lixo, para evitar a sua propagação e a queixa de moradores vizinhos e utilizadores da auto-estrada A8.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar deveria ser neste momento uma forma de estar assumida por todos nós. Vale a pena ver as montanhas de lixo enterrado para se perceber que, um pequeno gesto de cada um pode fazer uma grande diferença na vida de todos nós. Onde poderemos chegar com tanto lixo?!
Só existem vantagens em separar o lixo e colocá-lo nos Ecopontos. Esta tem de ser a nossa atitude. Somos capazes, não dói, é fácil e não se paga.



Ana Pinho

1 comentário:

  1. Gostei bastante da visita de estudo.

    Fiquei bastante perplexa ao saber que já se encontram a "encher" o quarto aterro sanitário. Tendo em conta que cada um tem a capacidade equivalente a 5 estádios de futebol torna-se ainda maiz assustador.

    Beijocazz

    ResponderEliminar