04/03/10

Que se Passa Comigo? - Parte I



Olá!!Já estava com saudades de colocar um assunto aqui no Blog!

Hoje vamos falar de puberdade e, vou dividi-lo em duas partes para não ser muito grande Ok? Comecemos pelas meninas, por uma questão de graça ou talvez por ser mãe de duas, por estarmos perto do Dia da Mulher, ou apenas porque tenho de começar por algum dos géneros e pronto!

Parte 1 – As Miúdas

Bem minha querida, a adolescência pode ser tramada mas também é uma altura de descobertas extraordinárias. As mudanças que vives não podem deixar de te surpreender! Talvez gostasses mais de como eras antes mas as alterações que se produzem agora estão a preparar o teu corpo para a vida adulta. Repara, há diferenças entre puberdade e adolescência.

A Puberdade é a primeira fase da adolescência, quando o corpo começa a tomar outra forma e a Adolescência é mais longa porque só acaba quando o comportamento, a maneira de pensar e sentir transformam-nos num ser adulto.

As alterações sexuais nas mulheres são provocadas por “pequenos mensageiros” enviados pelo teu cérebro quando este determina que chegou a hora de “acordar” os teus órgãos sexuais (em princípio entre os 10 e os 16 anos). São umas hormonas malandras chamadas estrogéneo e progesterona enviadas directamente às tuas glândulas sexuais (no teu caso, os ovários). Elas são responsáveis por toda a “dança” hormonal que o teu corpo está a passar. Não podes escolher o momento em que o teu corpo começa a mudar, ele é que manda e pronto!

Claro que por vezes essa mudança causa alguns transtornos. É mais ou menos assim…“O que se passa comigo? As minhas maminhas estão a ficar maiores, estão a crescer pêlos em sítios esquisitos, a minha cara é a borbulholândia, as minhas ancas estão mais largas, a minha cara está diferente, estou a ficar mais alta, tenho os pés grandes, uns dias acordo muito bem disposta e o mundo é meu e no dia seguinte não me apetece falar com ninguém, estou rabugenta e triste, engordei imenso...não! Estou escanzelada ?!!”

Bem… que sufoco!! Tem calma, respira fundo, não tem de ser assim. Essas mudanças não são motivo para tanta preocupação, são vividas por TODAS as mulheres, só que não acontecem, nem ao mesmo tempo, nem da mesma forma para todas elas. Cada um tem o seu ritmo de desenvolvimento! Mas também é bom crescer, descobrir as mudanças, sentir novas sensações e descobertas (falamos disso noutro post, ok?), escolher as coisas que mais te interessam, tornares-te independente e decidir a tua própria vida. Vai aceitando as coisas com naturalidade e não te esqueças,não importam o que digam, deves ser sempre linda para ti própria.

Deixo-te aqui uma lista das principais mudanças físicas e uma imagem:

  • Em pouco tempo aumenta a altura (dá um “pulo”)
  • A cara muda
  • Crescem as mamas
  • Começam a crescer pêlos nas axilas
  • As ancas alargam
  • Começam a crescer pelos na púbis
  • As coxas e o traseirinho ficam redondos
  • Transpira-se mais
  • Os órgãos sexuais aumentam de tamanho e começam a funcionar
  • Começa a menstruação (mas isto é para outro post, hi hi)


Uma Beijoca,


Unidade de Educação Sexual
Sandra Monteiro
Fonte: APF

Sem comentários:

Enviar um comentário