20/05/10

XII edição dos Jogos da Matemática


Realizou-se ontem, dia 19 de Maio de 2010, a final da XII edição dos Jogos da Matemática, cuja organização ficou este ano a cargo da Escola Profissional de Torredeita (perto de Viseu).

Foi um dia bem passado em termos pessoais. O tempo estava bom e as actividades a que tivemos direito foram interessantes: sessão no Planetário (pequeno mas com alta tecnologia) da escola; almoço (na cantina) e lanche num jardim simpático, sessão sobre Matemática e Astronomia.

Fomos bem recebidos e nestes aspecto, tudo bem.



Por outro lado, todos nós temos dias menos bons.... E ontem foi um deles para os nossos alunos representantes na final dos Jogos da Matemática. Um pouco contra o que tem vindo a ser hábito nos últimos anos, (2004 - 2.º lugar; 2005 - 1.º lugar; 2006 - 6.º lugar; 2007 - 3.º lugar; 2008 - 2.º lugar; 2009 - 1.º lugar) este ano ficamos pelo 10.º lugar, entre as 16 escolas que participaram.

As razões? Não sei explicar! Para quem chegou a esta fase com mérito depois de ter alcançado bons resultados nas fases anteriores, não se entende! A viagem de 2h30 e depois de termos chegado em cima da hora sem termos tempo para refrescar e descansar um pouco talvez sirva um pouco de desculpa...

A prova não era fácil e contrariava um pouco o espírito desta iniciativa, onde os desafios e a lógica matemática foram substituídos por problemas mais algébricos e de cálculo analítico.

Contudo, eles deram o seu melhor e estão de parabéns por isso!

Para o ano haverá mais e tenho a certeza de que outros virão que elevarão de novo a nossa escola para os lugares cimeiros a que estamos habituados.

Para completar, resta dizer que a escola vencedora foi a Escola Profissional da Mealhada e que para o ano a escola organizadora é a Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, sendo a final em Arganil.

Lá estaremos!


José Pegada

Sem comentários:

Enviar um comentário