05/05/10

Aqueles dias do Mês...







Pois é, espera-se que aconteça. E, quando o dia chega, apesar de estarmos “preparadas”, é sempre uma surpresa… A menstruação, o período, e um aspecto importante da vida feminina e sentida de forma diferente por cada mulher: contentes, orgulhosas, deprimidas,ou, nada de especial,:D! Depende da tua personalidade e do modo como já estás preparada para a situação! É algo perfeitamente natural e deve ser encarado como tal.
De qualquer forma, aqui vai uma explicação mais séria do “assunto”:
Na maior parte dos animais, há uma estação para a fecundidade, o Outono ou a Primavera. Na mulher, essa estação repete-se sem constantemente, segundo um ritmo que é muito próprio de cada uma. Desde o nascimento, os ovários de uma rapariga tê 300 000 a 400 000 óvulos não desenvolvidos. Apenas 400 a 500 serão libertados (pouquitos), durante a vida de uma mulher…Os ovários ficam em repouso até à puberdade até que as hormonas sexuais (que baralham o sistema todo) põem em funcionamento o “ciclo menstrual”. A partir desse momento, todos os meses, um óvulo amadurece num dos dois ovários, e, ao mesmo tempo o útero prepara-se para uma possível gravidez.
O ciclo menstrual é então o tempo que decorre desde que se inicia uma menstruação (denominando-se o primeiro dia em que ela aparece como sendo o dia 1 do ciclo), até ao dia anterior ao aparecimento da menstruação seguinte. Não se deve confundir o ciclo menstrual, que dura em média 28 dias, mas que pode variar bastante de mulher para mulher, com o período menstrual, que é a altura do ciclo em que aparece o fluxo da menstruação e que dura, em média, de 3 a 5 dias.
A menarca (1ª menstruação) não aparece ao mesmo tempo em todas as raparigas, (porque obviamente, cada uma tem o seu ritmo de desenvolvimento). Embora o mais frequente seja o período aparecer pela primeira vez entre os 11 e os 13 anos, pode acontecer que em algumas jovens surja antes ou depois desta idade, sem que isso represente qualquer coisa de anormal.
Assim sendo, o ciclo feminino divide-se em 2 partes muito diferentes. A primeira parte, entre o primeiro dia do período e a ovulação, corresponde a um tempo de preparação em que o organismo se prepara para a fecundidade. Este tempo varia, ao contrário do que muitas mulheres pensam. Há uma hormona especialmente fabricada e libertada pelo ovário: é estrogénio, também chamada hormona da feminilidade. Com efeito, sob a influência desta hormona, a mulher é muito feminina e o seu organismo embeleza-se para acolher ou atrair aquele que a ama. Na segunda parte, depois da ovulação, outra hormona é fabricada: a progesterona ou hormona da gestação, ou seja, da maternidade. Esta hormona vai presidir à ovulação da gravidez, caso ela venha a acontecer. No caso do óvulo não ser fecundado, ou de o embrião não ser viável, o corpo amarelo desaparece e os níveis de estrogenéos e de progesterona descem subitamente, provocando o desagregar do revestimento interno do útero e a sua saída para o exterior: é a menstruação. Na imagem que se segue podes ver fases do ciclo de fertilidade da mulher.
É perfeitamente normal que os primeiros ciclos ocorram de forma irregular e mesmo depois de o período começar a aparecer mais regular, é provável que, situações de ansiedade, de nervosismo, como testes ou exames, uma alimentação incorrecta com súbita perda de peso, um treino desportivo mais intenso, uma viagem ou mudança de clima, possam afectá-los.
Há ainda outros sintomas que podem aparecer, o chamado síndroma pré-menstrual ou a vulgarizada TPM: alguns estudos referem que cerca de 25 por cento das mulheres sofre de sintomas pré-mentruais moderados a intensos, entre eles estão por exemplo, o cansaço,inchaço e rigidez nos seios, retenção de líquidos, falta de concentração, aumento da sensibilidade emocional, menor paciência, dores de cabeça e no baixo ventre, entre outros. De qualquer forma, se a tua tensão pré-menstrual não for tão grave a ponto de necessitares de intervenção médica, um estilo de vida mais saudável pode ajudar-te:
Pratica exercício físico, dorme as horas de sono necessárias, escolhe uma alimentação saudável, não fumes, ingere quantidades adequadas de vitaminas e minerais (como a vitamina D, cálcio e ácido fólico), tenta ainda encontrar formas de controlar os teus níveis de stress. Vais ver que ajuda!!

Beijocas,

Unidade de Educação Sexual
Sandra Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário