20/05/10

Spelling Bee Contest

Ontem, 19 de Maio deu-se a segunda edição do concurso de soletração "Spelling Bee Contest" na nossa escola, concurso este, que surge nos EUA e que o departamento de Língua portuguesa e estrangeira apostou em trazer para a nossa pequena mas grande realidade que é a Escola Profissional de Ourém. O objectivo principal desta actividade é que os alunos mostrem os seus conhecimentos nas variadas línguas, soletrando palavras que lhes são pedidas. É um exercício que requer bastante concentração e auto-controlo. A meu ver, é acima de tudo uma forma lúdica de aprender, um incentivo à competição saudável, ao dinamismo, um contributo para a socialização e para a melhoria de um ambiente escolar.
Este ano, ao contrário do ano anterior, esta actividade decorreu em simultâneo na Sede e no Pólo, o que para alguns concorrentes mais tímidos foi uma mais-valia. Tenho que confessar que este tipo de actividades me dão imensa satisfação coordenar e desenvolver, não só pelo ambiente que se cria, mas principalmente pelo entusiasmo espelhado nos rostos dos nossos jovens sempre que conseguem acertar ou atingirem algum objectivo. Por vezes, para não dizer muitas vezes, somos surpreendidos por alguns alunos, aqueles que nas aulas até parecem distantes ou que manifestam mais dificuldade na aquisição de conteúdos, mas que em actividades com este carisma se revelam atentos, interessados e participativos.
Estou bastante satisfeita na forma como a actividades decorreu e pelas prestações dos alunos, penso que os objectivos foram cumpridos na íntegra, que todos aprendemos e que todos se divertiram.
Os vencedores aqui na Escola Profissional de Ourém foram:
Português: Carina Rocha (G09); Alexandra Reis (CC08); Maria Oliveira (CC07).Inglês: Cláudio Henriques (ER09); Alexandra Reis (CC08); Maria Oliveira (CC07).
Os vencedores na Escola de Hotelaria de Fátima foram:
Português - Mónica Silva (1º ano), Andreia Rodrigues (2º ano), André Duarte (3º ano).Inglês - Nuno Pereira (1º ano), Miguel Gameiro (2º ano), André Duarte (3º ano).
Francês – Cassandra Tomé (1º ano), Maria João Bonita (2º ano) André Duarte (3º ano)Francês - Cassandra Tomé (1º ano), Maria João Bonita (2º ano), André Duarte (3º ano).
Parabens a todos.
Sara Oliveira

3 comentários:

  1. Concordo inteiramente contigo e com tudo o que referes no teu texto. Trata-se de facto de uma actividade dinâmica tanto pelo conhecimento por ela promovido, como pelo espírito de competitividade (saudável, entenda-se) que se cria entre os nossos alunos. Damos por eles e apenas em jeito de graça, a soletrar pelos corredores.
    Reconheço igualmente e agradeço-te por teres trazido para a nossa escola, a ideia e o entusiasmo desta prova. T H A N K S

    ResponderEliminar
  2. De facto, estas actividades linguísticas e simultaneamente lúdicas são uma forma diferente de aprender! Os nossos alunos gostam de participar e nós, professoras de línguas, gostamos que eles gostem e, principalmente, que aprendam!

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante, de facto, e muito americano também! Acho muito bem que importemos o que é bom. Parabéns pela iniciativa!!

    ResponderEliminar