01/05/10

Ser Professor

“Ser professor é alimentar-se do conhecimento
e fazer de si mesmo, uma janela aberta para o outro.
Ser professor é conhecer os limites do outro…
E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz.
Ser professor é também reconhecer que
todos os dias são feitos para aprender...
Sempre um pouco mais...”

Ninguém nasce professor, é necessário aprender a sê-lo. Exige muitos anos de estudo, trabalho, sacrifício, dedicação e mesmo muito altruísmo.

Um professor tem que aprender o que ensina e o modo de ensinar e, ainda assim, um professor nunca está formado. Tem que aprender sempre. Um professor carrega para toda a vida o ser aluno de si próprio, de estar sempre atento, actualizado, ter os pés bem colocados no presente e os olhos bem focados no futuro. Ser professor é uma obra inacabada. É um depósito onde cabe sempre mais alguma coisa, aprendendo todos os dias.
Ser professor obriga a não ter geração (durante quatro décadas de carreira).

Esta é uma profissão em que se trabalha na escola, em casa, aos sábados, domingos, feriados e madrugada adentro!
É uma profissão que não permite situações do género: hoje preciso de sair meia hora mais cedo, ou o "volto já" justificando a porta fechada. É uma profissão que não se comove com noites mal dormidas, indisposições várias (físicas e psíquicas) ou problemas pessoais. É uma profissão em que, de aula em aula, se tem de repetir o mesmo processo, exigente e desgastante, "conquistando" várias vezes ao longo do dia, um novo grupo de alunos e todos ao mesmo tempo. É uma profissão em que é preciso ter sempre a energia suficiente para, em cada turma, manter a disciplina e o interesse, gerir conflitos, cumprir programas, promover a atenção, a concentração, a motivação e o rendimento.
É uma profissão em que sofremos, ainda, a angústia do nosso próprio desempenho pelo insucesso dos alunos, e que muitas das vezes depende de factores que muitas vezes não controlamos.
É uma profissão de enorme desgaste!

E é, infelizmente, uma profissão que deixou de ser acarinhada ou considerada, e muitas vezes enxovalhada, atacada e desvalorizada.

Ser professor é uma bênção, é um forte orgulho. Quem é professor ama o que faz e não quer ser outra coisa. Ser professor, e assim o sinto, é uma tarefa de grande nobreza, dignidade e de uma enorme responsabilidade na formação moral, intelectual, cultural e cívica de um jovem.
Ser professor é também ter condições humanas para estar à altura de merecer o respeito e consideração da sociedade. O professor é formador, psicólogo, um amigo e por vezes, faz o papel de pai /mãe de muitos jovens mal acarinhados, sem ambiente familiar e necessitando de apoio.
Não haverá por vezes alguma ingratidão na forma como o professor é encarado? A sociedade precisa que os professores sejam heróis para que assegurem o ensino nos momentos mais difíceis e nas condições mais adversas; que sejam santos para que nunca faltem, mesmo quando doentes; que se revelem sensíveis, para que garantam as funções assistenciais e se substituam à família e ao Estado; e que, simultaneamente, se mantenham abertos e flexíveis para aceitarem todas as novas políticas e novas propostas governamentais (mesmo as mais ilógicas).

Mas o gozo e a satisfação em ensinar, ou melhor, ajudar a aprender; a satisfação em mais do que educar para uma profissão, educar para a vida; o sentir-me parte de muitas vidas que acompanhei, que estimei e que sinto saudade… Sim, posso afirmá-lo: gosto mesmo de ser professora!

E ainda mais: o professor contenta-se com pouco: alimenta a sua auto-estima com o sucesso dos outros (os que ensina).

A todos os meus colegas.

Fátima Lucas

2 comentários:

  1. Consegues caracterizar de forma brilhante a nossa profissão! É certo que é necessário todo o esforço que evidenciaste, mas vamos tendo do outro lado o sucesso dos nossos alunos, que acaba também por ser o nosso! Agradeço aos meus alunos a minha realização profissional :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei!Sinto tudo isto na pele.

    ResponderEliminar