27/04/10

Workshop: Valorlis “Tratamento de Resíduos”




Dia 22 de Abril, dia Mundial da Terra. Vários foram os workshops dinamizados na Escola no período da manhã. Acompanhei a Engª Neusa Monteiro na apresentação daquilo que ela prefere chamar: valorização de resíduos.


Seis concelhos (Pombal, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Batalha e Porto de Mós) são a área de trabalho da Valorlis. É urgente separar para que se possa fazer uma recolha selectiva, é urgente alterar hábitos e usar os eco-pontos. Cada vez produzimos mais lixo e a situação poderá ficar caótica.
Vários são os espaços de depósito/valorização dos resíduos que a Engª Neusa Monteiro apresentou:
Lixeira – Um espaço preparado para não contaminar a água e o ar.
Aterro Sanitário – estrutura criada num terreno, coberto com telas onde o lixo é colocado, coberto com terra, e assim sucessivamente. Quando fica cheio, cobre-se todo de terra, plantam-se plantas e transforma-se num espaço verde.
Aproveitamento Energético do Biogás – é captado dos aterros devido à decomposição do lixo.
Estação de Triagem – local onde o material recolhido é depositado e, é separado e enfardado.
Compostagem doméstica – processo natural de reciclagem de matéria-prima (restos de comida, resíduos da horta e do jardim), que através de uma transformação biológica produz um fertilizante natural de grande qualidade e que se chama composto
Foi ainda chamada a atenção para alguns concursos promovidos pela Valorlis, como um concurso de Fotografia e um outro de Contos, aberto a todos os alunos.

A título de curiosidade: uma tonelada de papel evita o abate de 15 a 20 árvores; cinco garrafas de plástico dão para produzir uma t-shirt XL; uma lata de alumínio produz energia para uma televisão ligada durante 3 horas; uma tonelada de vidro permite poupar 1200Kg de matéria-prima e cerca de 150 litros de petróleo.

Convém não esquecer que a partir do momento em que colocamos o lixo no respectivo eco-ponto, deixa ser lixo, transformando-se em matéria-prima.
Na Natureza tudo se transforma!
Mais uma nota digna de ser dita: a nossa convidada não usou as luvas descartáveis para plantar a árvore Valorlis. Belo exemplo!



Fátima Lucas

1 comentário: