22/04/10

Resposta a Anúncios (1)

Os anúncios de ofertas de emprego podem ser respondidos por carta de candidatura (mais comum), enviada por correio postal ou correio electrónico, ou por telefone. Em ambos os casos, há que ser cuidadoso e preparar bem a resposta.
Hoje, apresentamos algumas indicações úteis para a elaboração da carta de candidatura, que deve incluir:
- nome completo, morada, telefone e endereço de correio electrónico – no topo esquerdo da página;
- referência ao anúncio – com todos os dados: nome do anúncio, referência indicada, jornal ou site e data de publicação;
- razões da candidatura - 1.º parágrafo;
- interesse na função e empresa; formação e experiência mais importantes para a função - 2.º parágrafo;
- solicitação de entrevista – 3.º parágrafo;
- cumprimentos e assinatura;
- referência ao Curriculum Vitae, que se anexa à carta;
- uma fotografia (se for exigida) – de boa qualidade e adequada à situação;
- uma escrita cuidada, personalizada, sem copiar modelos.

É importante guardar o anúncio e cópia da resposta enviada, para consultar quando for contactado pela empresa e antes da entrevista.

Nota: A Carta de Candidatura é diferente da Carta de Candidatura Espontânea (brevemente serão também dadas aqui algumas indicações em relação a este tipo de carta).

Sofia Ferreira
Unidade de Inserção e Acompanhamento Profissional

Sem comentários:

Enviar um comentário