24/04/10

O RESCALDO DO EVENTO...

Estou há alguns minutos às voltas, sem saber como transpor para a escrita as emoções que me inundam a alma quando penso na comemoração do Dia Mundial da Terra na nossa escola. Não sou muito dada a textos poéticos (com muita pena minha!!) e aprendi, na minha formação académica, a decompor factos e a apresentá-los um por um, com a necessária coerência entre si.
Pois é mais ou menos assim que vou apresentar a minha versão do evento, correndo o risco de elaborar uma mensagem demasiado extensa, pela diversidade de actividades que se desenvolveram nesse dia.

UM: SEIS E MEIA...sete menos um quarto... sete horas e toca desnecessariamente o despertador. Fui à janela verificar o tempo que o S. Pedro tinha guardado para esse dia. Nevoeiro, muito nevoeiro!... Mas não chovia.
DOIS: OITO HORAS: "Stora", "Guida", "Profª Margarida"... as actividades fazem-se fora ou dentro da escola??? ". Depois de olhar o céu mais uma vez e depois do aval do Director, decidi arriscar: "Vamos para a rua e seja o que Deus quiser!"

TRÊS: OITO E CINCO : a azáfama instála-se: montam-se os cavaletes para as pinturas, monta-se a aparelhagem de som, colocam-se as tintas e os balões nos sítios devidos, transportam-se os materiais necessários para o eco teatro - prepara-se a Acção Planeta Mágico; à mesma hora montam-se as três bancas da troca de lâmpadas (duas fora e outra dentro do recinto da escola) para a Acçaõ "4 por 4"; numa sala dentro da escola começam a distribuir-se as bandeiras, os apitos, asTshirts e os flyers para a Acção ECOnsigo. Um voluntário "veste-se" de mascote "ECO EPO"

QUATRO: NOVE HORAS: As actividades começam a ganhar vida: pintam-se os muros da escola, o grupo da Acção ECOnsigo sai para a feira, os alunos da EB1nº1 de ourém chegam e começa a acção "Planeta Mágico", chegam as primeiras pessoas para proceder à troca de lâmpadas











CINCO: DEZ E MEIA: chegam os convidados e começam as sessões de formação: Veolia, Valorlia, Quercus, Amb3E, ERP Portugal, Deco e a Deputada Carina Oliveira contribuiram para aumentar o conhecimento dos nossos alunos na temática da protecção do ambiente. No final, cada um dos oradores plantou uma árvore (pinheiros e sobreiros, gentilmente oferecidos pela Quercus), que ficou devidamente identificada.


SEIS: ONZE HORAS: chega da feira o grupo da Acção Econsigo: correu bem, é a opinião geral.






SETE: MEIO DIA: A votação para a escolha das frases do Eco Código decorre já desde as nove horas e já votaram 35% dos alunos.


OITO: DUAS HORAS: duas turmas partem em visita de estudo para a Renova e outra sai um pouco mais tarde para visitar o Parque Solar do Santuário.

NOVE: DUAS E MEIA: começa a cerimónia de plantação das 41 árvores de fruto que passaram a formar o Pomar EPO. Cada árvore foi apadrinhada por um aluno e outro elemento da família EPO ou representante das entidades convidadas, pelo que desfilaram nesta cerimónia 82 pessoas. Foi o momento alto do dia e simbolizou, na sua singeleza, a preocupação em sensibilizar toda a comunidade escolar para as questões do ambiente.












DEZ: TRÊS E MEIA: continuam a decorrer as acções Planeta Mágico, a troca de lâmpadas "4 por 4", a pintura do muro e a votação das frases para o Eco Código. Começa o torneio de matraquilhos e de ping pong.

ONZE: CINCO E MEIA: é hora de arrumar os materiais e os espaços e de contar os votos.

O que senti?Uma enorme onda de energia positiva. Os participantes mostravam entusiasmo e boa disposição.
O que sinto? Alívio, realização profissional e uma gigante sensação de "missão cumprida".
Gostava de ser poeta para, aqui e agora, descrever e adjectivar as minhas emoções de forma eloquente mas, não sendo, limito-me a dizer: ADOREI!

A todos os que comigo colaboraram ( incluindo S. Pedro!), o meu sincero obrigado - todos juntos, concretizamos um evento que ficará na história da nossa escola como mais um enorme sucesso.

Margarida Rodrigues

5 comentários:

  1. A Poesia não se faz, exclusivamente, com palavras. Por isso existe o gesto, que fala por si! Todos os gestos que deram Vida ao "teu" Dia da Terra são, com certeza, um dos mais belos Poemas escritos na nossa Escola.
    :-)

    ResponderEliminar
  2. E a nós, que participámos, resta-nos agradecer o excelente dia que nos foi proporcionado! Venham mais!
    Célia Silva

    ResponderEliminar
  3. O dia correu muito bem, e é claro que o S.Pedro só podia ajudar depois de toda e dedicação e empenho que a stora teve na organização deste dia.
    Foi bastante agradável, e uma iniciativa maravilhosa. Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Adorei este Dia! Obrigada Margarida! Foi tudo muito bom... e os alunos demonstraram mais uma vez que sabem estar e fazer quando é necessário! Parabéns a todos.

    ResponderEliminar
  5. Foi um dia muito bem passado, bem organizado e que será lembrado com muito carinho. Parabéns!

    ResponderEliminar