29/04/10

O Código de Barras


Os alunos do 2ºano de Gestão tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de divulgação sobre a actividade da GS1 – Codipor, Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos. Esta é uma agência privada sem fins lucrativos, que tem como objectivo, em Portugal, colocar em prática, divulgar e desenvolver o GS1, que consiste num sistema de normas e soluções, utilizado em 150 países por mais de 2 milhões de companhias que interagem em todo o mundo.
A GS1 – Codipor, gere processos orientados para a identificação e codificação de produtos tendo em conta a globalidade das redes de comunicação e transacção a nível mundial. A codificação e a utilização de sistemas como o Código de Barras, apesar de não serem obrigatórias são fundamentais nos dias de hoje. A GS1 junta todas as entidades que participam em todas as fases da cadeia de valor: produtores e distribuidores, retalhistas, transportadores, alfândegas, programadores, autoridades reguladoras, todos trabalham em conjunto sob a orientação da GS1 para criar standards. Podemos encontrar esta preocupação nos mais diversos sectores desde os produtos de grande consumo, produtos frescos aos cuidados de saúde.
A codificação permite normalizar procedimentos, criar fluxos de informação mais precisos, diminuir gastos administrativos, criar sistemas de controlo interno, eliminar erros, aumentar produtividade nos pontos de venda e caixa, permitir o inventário permanente e cria a possibilidade de utilizar EDI (Transferência Electrónica de Documentos) nas trocas comerciais.
BarCodes & Identificação, é uma das áreas desenvolvidas pela GS1. O código de barras é o mais conhecido e universalmente identificável standard. Negócios e organizações em todo o mundo usam-no para identificar automaticamente produtos, serviços, paletes e lugares, para gerirem mais eficientemente a sua cadeia de valor.
O código mais usual é o de 13 dígitos, onde a parte inicial, 560, significa que o produto é nacional ou que foi pelo menos embalado ou rotulado em Portugal, os 4 dígitos seguintes, identificam a empresa ou entidade e os restantes são para organização e gestão interna.
A GS1 Portugal gere assim no âmbito nacional, o Sistema de Codificação e Identificação Internacional, assegurando a sua correcta implementação no nosso país.


Ana Pinho – Coordenadora do Curso de Gestão

1 comentário: