23/04/10

Dia Mundial do Livro


É hoje o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor!
Comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge, esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.
Para além disso, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.


“Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão”, é manter viva a chama que nos alenta o coração e nos aquece a alma, é dar continuidade à demanda de emoções que o livro transmite e o Homem sente.
Esta data é simbólica, sem dúvida, pois os livros, tal como as emoções, devem fazer parte da vida de qualquer humano todos os dias, em qualquer momento.

O livro é o meu passaporte para um mundo só meu. Agradeço-lhe por existir e espero que possam ser muitos os que pela minha vida venham a passar. Porque ler é viver, e porque a minha vida só tem sentido com a leitura.
Seja de que forma for, não se esqueçam de assinalar este dia. O livro agradece...

Fátima Lucas

1 comentário:

  1. Os livros são, de facto, fascinantes! Haver professores de Português que transmitem esse fascínio, desta forma, assegura certamente o despertar de interesse e a disseminação do gosto pela leitura!

    ResponderEliminar