15/04/10

DIA MUNDIAL DA TERRA - PARTE ZERO

A ideia da comemoração do Dia Mundial da Terra na EPO surgiu no âmbito do desenvolvimento do Programa Eco Escolas. Este programa centra-se na sensibilização para as boas práticas ambientais e todas as actividades previstas no Plano de Acção Eco Escolas da EPO para este ano lectivo procuram ir ao encontro desse objectivo. Nesse plano estava previsto um Dia Eco Escola, que se fez coincidir com o Dia Mundial da Terra de forma a poder reflectir os trabalhos dos projectos do ambiente dinamizados pela EPO este ano lectivo: o já referido Programa Eco Escolas, o Projecto Twist, o Projecto Escola Electrão e o Projecto eTwinning, este ano lectivo subordinado ao tema das energias renováveis.
O que começou por ser uma tarde com algumas sessões de formação em áreas como o tratamento de resíduos, as alterações climáticas, a eficiência energética, os gestos simples para poupar energia... acabou por se transformar num mega acontecimento que se irá desenrolar ao longo de todo o dia 22 de Abril, dentro e fora da escola.
Iremos à feira e partilharemos com a população algumas ideias tendentes à poupança energética, na acção "ECOnsigo".
Dinamizaremos a acção "Planeta Mágico" junto de todos os alunos da EB1 de Ourém nº1, que englobará um eco teatro, pinturas faciais, pinturas em tela e modelagem de balões, tendo por tema base a natureza e a biodiversidade.
Planteremos 100 árvores, das quais cerca de 40 serão de fruto, com vista a criar o Pomar EPO.
Teremos 7 sessões de formação, dinamizadas pela Veolia, Valorlis, Quercus, Amb3E, ERP Portugal, DECO e pela Deputada Carina Oliveira.
Irá decorrer a votação das 12 melhores frases (das muitas propostas pelos alunos) para constarem do Eco Código da EPO (que consiste num conjunto de eco mandamentos a cumprir pela comunidade escolar).
Terá lugar a campanha de troca de lâmpadas (4 convencionais por 4 economizadoras), promovida no âmbito do projecto Twist, limitada a um stock de ... 10 000 lâmpadas!
Receberemos os "monos" electricos e electrónicos que a população e/ou as empresas queiram vir entregar à escola, no âmbito do projecto Escola Electrão.
Três turmas irão sair à tarde em visita de estudo: duas irão à Renova, onde poderão visitar a nascente do Rio Almonda, a ETAR, a unidade de reciclagem de papel e a unidade fabril e uma irá visitar o parque solar do Santuário de Fátima.
Ao longo de todo o dia também se procederá à pintura do muro da escola... com tintas ecológicas, claro!
E isto tudo num só dia... É caso para dizer que "o rato pariu uma montanha"!
Margarida Rodrigues
(Coordenadora do Projecto Eco Escolas na EPO)

2 comentários:

  1. Vai ser, de certeza, mais um dia em que os nossos alunos vão brilhar! Esperemos que o São Pedro esteja bem disposto nesse dia!

    ResponderEliminar