29/10/10

A Sobredotação

No passado dia 15 de Outubro de 2010 a turma de 3º ano recebeu a visita da Prof. Rita Alegre, licenciada pelo Instituto Politécnico de Bragança na área do ensino – 1º ciclo.
O tema abordado nesta sessão técnica foi a sobredotação que não tem merecido grande controvérsia na comunidade científica mas não deixa de ser objecto de pesquisa e de curiosidade.
Não suscita dúvidas o facto de, dada a heterogeneidade da Natureza, não existirem dois seres vivos iguais. Isto aplica-se também à inteligência e às capacidades cognitivas, psicomotoras, etc. Ou seja, partindo do princípio que não há dois indivíduos iguais fácil é de concluir que um será melhor do que o outro no que respeita a certos predicados. E assim temos que, dos dois indivíduos, um revelará mais potencialidades do que outro. Só se admite que haverá sobredotação num deles desde que revele aptidões que ultrapassem os valores que sejam considerados médios para a totalidade da população, a sociedade e a época.


Foram visionadas algumas reportagens para que o conceito ficasse bem frisado, debatidas teorias explicativas da sobredotação, bem como o conceito de talento.
Através dos esclarecimentos feitos por Rita Alegre, ficámos a perceber que ser sobredotado tem implicações no ser normal e enquanto indivíduo de uma sociedade.
Com a participação das alunas foi feito um debate sobre os sobredotados e a sua exclusão social.

Sem comentários:

Enviar um comentário