Caracterização dos alunos
Os alunos do 1.º ano da EPO residem sobretudo no nosso concelho, seguindo-se o concelho de Leiria (18) e outros cuja representação é bastante menor (conforme gráfico abaixo).
A faixa etária predominante nos alunos da EPO situa-se entre os 15 e os 17 anos, havendo também alunos com idade inferior a 15 anos (que completarão esta idade até ao final do ano de 2010) e um número reduzido de alunos com 18, 19 e 20 anos.
Quanto ao género, constatamos que o sexo masculino é predominante, representando 67% do total. Esta tendência é acentuada nos cursos de Energias Renováveis e Gestão de Equipamentos Informáticos, alcançando os 88%, em ambos.
A maioria dos alunos concluiu o 9.º ano de escolaridade no ano lectivo imediatamente anterior à entrada na EPO (80%), todavia, alguns provém já do ensino secundário (13%) e outros de outra Escola Profissional (7%) (conforme gráfico, à esquerda). Portanto, a via de prosseguimento de estudos não foi uma escolha adequada para alguns alunos que num segundo momento optaram pelo Ensino Profissional como forma de continuar a sua formação.
O 1.º contacto com a EPO, fez-se sobretudo através de familiares e amigos (70 alunos em 105), o que revela a importância das pessoas próximas na escolha do percurso académico/profissional. Outros alunos (47) conheceram a Escola no Dia Aberto, uma actividade em que Escola se abre ao exterior e mostra a sua actividade em todas as áreas profissionais em que são ministrados cursos.
Após conhecerem a Escola, os alunos ponderaram e tomaram a decisão, baseando-se em diversos factores, sendo os que tiveram maior peso na escolha da EPO, os seguintes (por ordem decrescente de importância): 1.º Ter o curso pretendido; 2.º Conselho de amigos/familiares; 3.º Ser mais próxima; 4.º Conhecimento de que existe um bom ambiente na Escola; 5.º Expectativa de gosto pela profissão futura.
Expectativas em relação à Escola e ao futuro profissional
Os alunos que agora entram numa nova etapa do seu percurso académico revelam grandes expectativas em relação ao que a Escola lhes pode proporcionar. Estas relacionam-se sobretudo com a expectativa de encontrar qualidade no ensino ministrado, ambiente favorável à aprendizagem e uma boa preparação técnica para ingressar no mercado de trabalho e obter sucesso no futuro. A par disso, há a expectativa de encontrar novas e boas amizades, assim como um bom ambiente relacional, com colegas e professores. São ainda manifestadas expectativas de desenvolvimento pessoal.
Quanto ao futuro após a conclusão do curso, a maioria dos alunos pretende ingressar no mercado de trabalho (65%), sendo que destes, 22% pretendem também continuar os estudos, em simultâneo. 17% dos alunos já tem intenção de continuar os estudos no ensino superior, 17% ainda não decidiu o que fará e 1 aluno decidiu seguir uma outra via: o Serviço Militar (conforme gráfico acima).
As expectativas em relação ao tempo de demora de ingresso no mercado de trabalho são positivas: 74 alunos esperam conseguir trabalho imediatamente após o término do curso ou num período inferior a 6 meses. Quanto ao salário esperado no 1.º emprego as expectativas são muito diversas, desde os que esperam um salário inferior ao salário mínimo nacional actual (4 alunos) aos que auspiciam um salário superior a 1500€ (6 alunos)!... A maior parte acredita vir a receber um salário entre os 600 e os 800€ que é também o intervalo em que se situa a bolsa de um estagiário a realizar, actualmente, um Estágio Profissional com qualificação profissional de nível lll.
Aos alunos do 1.º ano desejamos um excelente percurso na nossa Escola, com a certeza de que todos juntos possuímos as potencialidades necessárias para que isso se concretize!
Sem comentários:
Enviar um comentário