15/10/10

Concurso Nacional de Leitura


Promover a leitura nas escolas continua a ser a meta do Concurso Nacional de Leitura, na sua 5ª Edição: 2010/2011, iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) direccionada aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Esta iniciativa do PNL é realizada em parceria com a Rede das Bibliotecas Escolares, com a RTP e com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

O Concurso Nacional de Leitura, iniciativa que pretende avaliar a leitura de obras literárias, é composto por três fases ao longo do ano lectivo:
Uma fase preliminar de eliminatórias nas escolas, de 25 de Outubro a 14 de Janeiro, onde são seleccionados os três melhores alunos, ou seja, aqueles que dão provas da leitura das obras seleccionadas e escolhidas pela própria Escola.
Seguem-se as finais distritais (2ª fase), a realizar nas bibliotecas municipais de cada distrito, por volta do mês do Março, em que os três alunos representantes da sua escola, participarão, após a leitura de três obras indicadas e comuns a todas as escolas e, de onde se apurarão os dois melhores alunos a nível distrital.
A final nacional, no mês de Maio, a decorrer em Lisboa, onde os melhores de cada distrito do país e, também após a leitura de mais três obras sugeridas pelos organizadores do Concurso, participarão numa sessão produzida e transmitida pela RTP.

Como princípio geral orientador do Concurso Nacional de Leitura está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros. Assim as provas deverão avaliar os conhecimentos dos concorrentes sobre as obras seleccionadas, podendo constar de questionários de escolha múltipla, mas também de comentários pessoais redigidos pelos próprios participantes, tanto a nível oral como escrito

Sem comentários:

Enviar um comentário