22/02/10

Viagem aos universos da Embalagem e do Vidro

Tal como fora divulgado através do "facebook" da Escola Profissional de Ourém e da "EPnews" da mesma Instituição, na passada sexta-feira 19 de Fevereiro, a turma de 1º ano do curso Técnico de Design de Equipamento, deslocou-se até á Marinha Grande para contactar com os contextos de trabalho dos sectores da embalagem de cartão e do vidro. Visita que se impunha quer pela sua oportunidade, quer pelos conhecimentos requeridos no âmbito de um projecto de concepção de candeeiros, lançado no contexto da disciplina de Design de Equipamento, do referido curso Profissional.
Pouco passava das 15 horas, quando chegámos às instalações da
CARTONARTE, Indústria de Cartonagem lda, empresa sediada na zona industrial da Embra, Marinha Grande.
Esta PME, alcançou notoriedade no seu mercado de actuação, pela interacção dos serviços de concepção, desenvolvimento e produção de todo tipo de embalagens de cartão canelado. Tendo iniciado actividade laboral em 1970, com uma área total de 17.069 m2 dos quais 11.468 m2 correspondem a área coberta, a empresa alia o Design a um sistema produtivo totalmente automatizado, e em alguns casos, contando com sistemas numericamente assistidos.
A embalagem de cartão é hoje, mais do que no passado, um produto com múltiplas responsabilidades. Sendo a extensão exterior de qualquer produto (s), na medida em que se expõem ao primeiro olhar e toque do consumidor, desempenha também funções de protecção ao produto que encerra.


O Cartão Canelado

É composto por papel exterior; papel canelado e papel interior
e por Papeis reciclado, kraft e couché.

Papéis utilizados
- Fluting's (canelado)
- Papéis interior e exterior
• Reciclado
• Branco ou Castanho
- Kraft
• Branco ou Castanho
- Couché (alta qualidade)

Tipos de cartão:
BC - DUPLO 7mm
BB - DUPLO 6mm
C- LARG04mm
B-FINO 3mm
E-MICRO 2mm

Códigos FEFCO:
A embalagem obdedece a normas da Federação Europeia para a Industria de Cartão Canelado

• Americano e Derivados: 201/ ... 206/
• Alemão e Derivados: 208/
• Planos: 901 e 902
• Divisórias: 9999
• Troquelados Genéricos: 421 ;422; 423; 427

São algumas das normalizações respeitadas pela empresa.

Desenvolvimento estrutural:

O desenvolvimento das embalagens é feito com recurso a um sofware de cad denominado de ArtiosCAD.
Composto por um módulo de Design e por um módulo 3D, este software é distribuido pela empresa americana, ESKO ARTWORK. (www.esko.com)

Flexografia

È a tecnica de impressão adoptada pela empresa, e consiste num principio semelhante á tècnica do carimbo.
Esta técnica pode realiza-se por via de rolos de borracha ou ceramica, como meio de transfer da tinta para o cartão e concluida com um rvestimento de verniz UV, para uma perfeita preservação das cores.



Corte das Embalagens

È a técnica que permite conformar a caixa apartir da prancha de cartão canelado, e poderá processar-se por qualquer um dos seguintes metodos.

- 2 tipos de cortantes
- Rotativo - Casemaker - 1 peça
- Plano - Bobst - 3 peças (molde, desmolde e barra de extracção)

Colagem

È a fase final do circuito produção de uma embalagem de cartão canelado, uma terefa que pode executar-se por diversas vias:
-Linear (ex. modelo 200, ... )
-Fundo Automático (ex. modelo 711, .. . )
- 4/6 Pontos
-Caixas complexas com colagem multiponto


Na sequência da nossa chegada fomos muito bem recebidos pela Engenheira Raquel Almeida e pela Designer Industrial Andreia Sousa. Fomos de seguida, encaminhados para uma sala de reuniões onde iniciamos a primeira etapa da nossa visita, com exposição de uma aula técnica orientada Pela Designer residente. Nesta sessão, os alunos tomaram consciência da multiplicidade de factores que constringem a concepção de uma embalagem, assistiram a vídeo - apresentações e a demonstrações de softwares de CAD, vocacionados para este sector. Na continuidade da visita passamos ao sector produtivo, onde os alunos puderam assistir ao processo de corte, vincagem, dobragem e montagem de embalagens, realizadas especialmente para a ocasião. Por fim, os alunos receberam documentação técnica de apoio, especificamente elaborada para a visita. Após a conclusão de toda esta proveitosa experiencia, já de regresso, fizemos escala no nosso segundo destino.


A JasmimGlass studio, lda situada no mesmo loteamento industrial, junto ao EmbraPark. Onde tivemos oportunidade de assistir á realização de algumas peças de vidro artístico, processadas por sopro manual ou estiragem.


Carlos Mendes




1 comentário: