22/02/10

Amigos, colegas....e Eu?



Olá!

É bem verdade que o ser humano tem gravado no seu interior a necessidade de ser conhecido e amado, tal como conhecer e amar outros. Necessitamos que os outros nos conheçam, nos compreendam, nos aceitem e nos amem. E necessitamos conhecer, compreender e amar os outros.
Somos assim, carentes, e ao mesmo tempo, cheios de amor para dar... Mas há diversos tipos de amor: por exemplo, o amor entre pais e filhos e o amor da amizade entre amigos são amores diferentes. Há coisas que se contam aos pais e há outras que se contam aos amigos. Necessitamos do carinho dos nossos pais para umas coisas e do dos nossos amigos para outras.

E o amor por nós mesmos? Seremos capazes de amar alguém, se não gostarmos de nós? O que vês quando olhas no espelho? Não me refiro ao teu aspecto físico...Tenta ver para além disso, faz uma lista das tuas qualidades pessoais, o que faz de ti uma pessoa tão adorável? Tanta coisa...
Na adolescência, os amigos tendem a ocupar um lugar muito especial no nosso coração e por vezes dói, porque não conseguimos estabelecer a diferença entre "colegas" e "amigos"...
Sabem, há uma frase que me tem acompanhado ao longo da vida, pode não significar nada agora, mas talvez mais tarde a compreendam: "A verdadeira Amizade não depende de coisas como o Espaço e o Tempo".
Os amigos olham-nos nos olhos, ouvem as nossas tristezas com paciência, dizem-nos as verdades mesmos quando não as queremos ouvir, estão do nosso lado nas brigas sem lhes pedir, não se vão embora se ficarmos pobres, recebem a nossa mão como auxílio mesmo que seja só isso que podemos oferecer, aceitam-nos como somos,imperfeitos ...
Ao navegar na Net encontrei um texto de Charles Chaplin que pareceu-me adequado à amizade por nós mesmos:

"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exacto. E então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... AUTO-ESTIMA.

Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, o meu sofrimento emocional, não passava de um sinal de que estava a ir contra a minha verdade. Hoje sei que isso é...AUTENTICIDADE.

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo a isso... AMADURECIMENTO.

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que eu desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... RESPEITO.

Quando me amei de verdade comecei a livrar-me de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início a minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... AMOR PRÓPRIO.

Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projectos megalómanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é... SIMPLICIDADE.

Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes. Hoje descobri a... HUMILDADE.

Quando me amei de verdade, desisti de ficar a reviver o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, mantenho-me no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... PLENITUDE.

Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode-me atormentar e decepcionar-me. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela torna-se uma grande e valiosa aliada.

Tudo isto é... SABER VIVER!!!"

Já agora, o que é para ti um AMIGO(A)?

Beijocas, tudo de BOM:)


Unidade de Educação Sexual
Sandra Monteiro

3 comentários:

  1. Olá : )

    Adorei ambos os textos. Nunca pensei que Charles Chaplin tivesse uma visão tão nítida da vida e do mundo que o rodeia.

    Concordo inteiramente que o auto-estima é muito importante na vida de um ser humano.
    Confesso que luto à anos por esse auto-estima positivo tão desejado.
    Vejo alguns progressos mas só ocorrem em certas situações em dados momentos ! Ainda não o domei ;-)

    Em relação à questão que nos coloca...
    É uma resposta complexa. Acho que a amizade não se defini, sente-se, respeita-se e principalmente, desfruta-se ao máximo.
    Cada vez é mais difici encontrar um verdadeiro amigo. O mundo está cruel´e é um salve-se quem puder diário.

    Beijoca :)

    ResponderEliminar
  2. ola :)
    Muito bom trabalho

    Concordo quando Amyr Klink diz:
    "Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só."

    Quem tem amigos tem tudo ...

    Em relação à sua pergunta eu acho que um amigo tem de ser uma pessoa que se preocupa connosco, diz sempre a verdade por mais que não gostemos dela, e nos apoia quando precisamos...


    Eu pelo menos tento ser um amigo assim ...

    Continue assim stora ...

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos vossos comentários, espero continuar a ir de encontro às vossas expectativas. :)

    ResponderEliminar