20/09/11

Tópicos da intervenção do diretor executivo da Insignare, na Cerimónia de Entrega de Diplomas aos alunos da Escola Profissional de Ourém e Escola de Hotelaria de Fátima

1. Cumprimentar as entidades presentes, os nossos alunos finalistas que hoje recebem os seus diplomas e os seus familiares e amigos. Agradecer a presença de todos neste momento de festa e comemoração deste caminho que connosco trilharam ao longo dos últimos 3 anos.

2. Neste momento de festa e de sentido de dever cumprido, devo realçar o trabalho desenvolvido pelos nossos docentes e colaboradores, a sempre empenhada disponibilidade das empresas e dos seus profissionais e a postura atenta dos pais e encarregados de educação. O sucesso que hoje comemoramos depende naturalmente do esforço pessoal de cada um dos alunos, mas depende também e muito dos factores que acabei de referir.

3. Não devo esquecer o financiamento das entidades públicas, com fundamental referência para a União Europeia e para o Estado Português, que no cumprimento dos seus deveres mais elementares garantiram os meios financeiros para o desenvolvimento das actividades que nos conduziram até este dia. Uma palavra também de apreço para o Município de Ourém que sempre soube ter uma postura atenta em resposta aos nossos pequenos anseios e necessidades. Ao longo destes últimos 21 anos foi sempre um parceiro fundamental e solidário.

4. Ao entregarmos hoje certificados de conclusão, diplomas profissionais, diplomas de mérito e distinções especiais, estamos genericamente a reconhecer a excelência dos percursos escolares de muitos dos nossos alunos, daqueles que demonstraram capacidade de trabalho, empenhamento e espírito de sacrifício para vencer. Para todos aqueles que hoje aqui estão connosco, mas também para aqueles que por razões profissionais não o podem fazer, vai o meu especial agradecimento em nome da Direção da INSIGNARE. Foi para nós, uma honra terem estudado nas nossas escolas.

5. Depois de aqui chegados, abrem-se para todos estes jovens agora diplomados novas opções de futuro. Uns tentarão ingressar no ensino superior, outros, certamente a maioria, integrar o mercado de trabalho, e ainda alguns, as duas coisas em simultâneo. Trabalhar e estudar, ao mesmo tempo. A todos, desejo os maiores sucessos. Sabemos os tempos difíceis que vivemos, mas também conhecemos bem as competências que nestas escolas adquiriram. Acreditamos que apesar de todas as dificuldades conseguirão atingir os vossos melhores objectivos e serão mais uma vez vencedores. Desse modo continuarão a levar longe o nome e a valia da Escola Profissional de Ourém e da Escola de Hotelaria de Fátima. E também isso vos queremos antecipadamente agradecer, porque sabemos que isso será marcante para garantir o nosso futuro.

6. Os tempos difíceis que agora vivem as escolas profissionais só são comparáveis aos seus tempos iniciais. Acredito que agora como há 21 anos atrás, teremos capacidade para vencer e sobreviver. E isto porque aprendemos a viver com menos, obrigando-nos isso a trabalhar mais e melhor. Somos bons naquilo que fazemos, espelhando o sucesso académico e profissional dos nossos alunos a qualidade do nosso tipo de ensino e da nossa estrutura de organização. Somos agressivos, admitimos, mas foi talvez, devido também a isso, que conseguimos chegar até aqui.

7. Mas hoje não é dia de carpir mágoas, nem de olhar com desconfiança o futuro. Hoje é dia de festa. E a festa hoje é vossa. Para todos os alunos que hoje aqui irão receber os seus diplomas, os meus sinceros parabéns e desejos de um grande e fantástico futuro. Muito obrigado a todos pela confiança que depositaram em nós!

Francisco Vieira
Diretor Executivo da Insignare

Sem comentários:

Enviar um comentário