29/09/11

INSIGNARE coordena equipa de 10 países

Com o objetivo de proporcionar experiências profissinais na Europa aos alunos da EPO e da EHF

Decorreu na passada semana o Seminário de Contacto “Matching labour market supply with labour market demands” em Tallin, capital da Estónia, um dos três países bálticos. Organizado pela Fundação Archimedes – a Agência Nacional (AN) estónia que gere neste país o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida –, destinou-se a facilitar a comunicação a instituições interessadas em concorrer ao sub programa Leonardo da Vinci.

Nas palavras dos organizadores e da AN portuguesa, foi um dos Seminários mais concorridos do ano, pelo que não é de admirar os mais de 75 participantes que lotaram uma das salas de congressos do Hotel onde o evento se realizou. Das mais de três dezenas de países que fazem parte deste Programa europeu, cada um tem direito a uma quota fixa de participantes, pelo que as candidaturas nacionais ultrapassaram em muito o número de vagas disponíveis. Estes factos verificaram-se também em Portugal, onde apenas duas organizações foram selecionadas, sendo uma delas a INSIGNARE.

Estes Seminários não se revestem de uma estrutura típica, com palestras e comunicações; ao invés, assentam em (poucas) apresentações sobre a estrutura do Programa e de boas práticas, sendo a principal utilização do tempo em contactos bi e multilaterais, com empresas, associações e escolas participantes. Tal permite um ante-projeto, exibido em público e perante as diversas Agências Nacionais presentes, que comentam e orientam.

Assim, a preparação, em Portugal, assentou em reuniões com os responsáveis pedagógicos, numa ótica de predefinição de quais os temas e parceiros que melhor se adaptariam às necessidades. Posteriormente, com o envio pela organização dos perfis dos participantes, pudemos, desde logo, estudar quais os parceiros mais adequados, poupando-se tempo durante o Seminário.

Porquanto as primeiras horas, de natural constrangimento, tivessem sido utilizadas para conhecer, apesar de superficialmente, as diversas organizações presentes, através dos seus folhetos, bem como provar os pitéus típicos que cada uma levou, entabularam-se as primeiras conversas. Neste âmbito, é de salientar o apoio que nos foi dado pelo Município de Ourém e pela Entidade Regional de Turismo Leiria-Fátima, que forneceram material promocional em inglês. Todavia, o nosso principal “embaixador” foi gastronómico: a ginjinha de Ourém, muito apreciada!

Já no primeiro dia “a doer”, seguindo-se às duas palestras, sobre o Programa e de boas práticas, primeiras apresentações sobre as ideias dos participantes para os projetos que gostaríamos de desenvolver. Terminada esta fase, começaram a juntar-se em grupos de trabalho os temas mais próximos, para unir esforços, debatendo-se intensamente as dimensões mais conceptuais.

A interrupção para almoço foi, também ela, providencial, ao permitir uma visita a uma escola profissional, em Tallin, cujos principais cursos são na área da Hotelaria – Escola de Serviços de Tallin, onde a refeição que nos foi servida foi confecionada e servida por alunos. No final deste dia, o grupo onde a INSIGNARE estava inserida era, de longe, o mais animado e participado – 14 participantes, de 10 países. Fruto da experiência acumulada em projetos similares, a INSIGNARE foi nomeada coordenadora. O único problema que se verificava era a operacionalidade, com tanta gente envolvida…
 
Na manhã seguinte, situação resolvida: ao ouvirem o primeiro esquisso de todos os projetos, na sessão coletiva, diversos membros assumiram que era melhor para todos que preterissem a sua participação neste, em favor de outro que também os interessava. Desta forma, o tempo remanescente foi, com a equipa definitiva, para burilar os principais aspetos da futura candidatura, criando a apresentação final, a qual, na expressão das técnicas das diversas Agências Nacionais, foi a que mais ultrapassou as expetativas, em função do volume de trabalho apresentado: estão já definidas claramente as responsabilidades de cada parceiro, as principais atividades e as datas das mobilidades.

O projeto que será desenvolvido virtualmente durante as próximas semanas, entre todos os parceiros, designa-se “Preparatory Training Package for Students in Tourism Sector For Work Placements Abroad”. Os seus objetivos são: melhorar as competências socioprofissionais dos alunos do ensino profissional; facilitar a integração dos alunos no mercado de trabalho europeu; contribuir para a empregabilidade dos alunos. O produto final será um pacote de formação transversal para uma cuidada preparação pedagógica, linguística e cultural dos estudantes que pretendem obter uma experiência profissional na Europa.
Os países envolvidos são: Chipre; Croácia; Estónia (dois parceiros); Itália (dois parceiros); Lituânia; Noruega; Portugal (Insignare); Reino Unido; Turquia.

O último dia foi passado numa visita de estudo a uma escola profissional - uma das maiores da Estónia, com 1 800 alunos: o Centro de Educação Industrial de Tallin, com cursos nas áreas da Moda, Comércio, Serviços, Mecânica e Mecatrónica. Nos últimos três anos, beneficiou de apoios comunitários (FEDER) no valor de 12.8 milhões de euros, principalmente para construção e equipamento de cinco grandes laboratórios (têm mais, de dimensão mais reduzida) e duas residências para estudantes, integradas no complexo escolar. A terminar a visita, debate animado entre os participantes e a Direção da escola, sobretudo sobre o financiamento no ensino profissional, empregabilidade e educação de competências.

Em conclusão, dias intensos mas muito proveitosos e a expetativa de um projeto muito útil para os nossos alunos.

Sérgio Fernandes
Coordenador de Projetos Internacionais na INSIGNARE

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