19/09/11

Cerimónia de Entrega de Diplomas ao Ensino Profissional

No passado dia 16 de setembro a INSIGNARE realizou uma cerimónia de entrega de diplomas aos alunos do Ensino Profissional que terminaram os seus cursos no ano letivo 2010/2011 na Escola Profissional de Ourém e na Escola Profissional de Hotelaria de Fátima.

Numa cerimónia que decorreu no espaço em frente à Escola Profissional de Ourém, juntaram-se cerca de 300 pessoas entre alunos finalistas, professores, amigos e familiares que quiseram estar presentes num momento tão especial das vidas destes jovens: o final de uma etapa.

A cerimónia iniciou com um momento solene. Todos de pé ouviram, pela voz de Rafaela Seipião, aluna da Oureart, o Hino Nacional. Melodia que apela a um sentimento nacionalista e de pertença, sentimento importante nos cidadãos de um país, mas não menos importante na comunidade escolar desta instituição.

A cerimónia de entrega de diplomas prosseguiu assinalando uma campanha dinamizada no último ano letivo e que deu o incentivo necessário a 23 alunos com cursos por terminar para concluírem os módulos pendentes. A campanha chamou-se “Pontos nos I’s” e, dinamizada no âmbito das comemorações dos 20 anos do Ensino Profissional em Ourém, pretendia ser uma oportunidade de desburocratizar o processo de conclusão de curso para alunos que, após o seu triénio de formação, ainda ficavam com módulos em atraso. Em representação destes 23 alunos que ao longo deste último ano letivo foram concluindo os seus cursos, esteve a Catarina Jorge do Curso Técnico de Construção Civil que iniciou em 2003 e que, para além do seu diploma, recebeu ainda uma pequena lembrança da Escola.

O momento seguinte era o mais aguardado. Os alunos finalistas esperavam ansiosamente pelo momento de receber os seus diplomas. Foram 102 os que concluíram os seus cursos, e destes apenas não puderam estar presentes aqueles que por motivos profissionais estavam de todo impedidos.

Os alunos foram sendo chamados por turma e por ordem alfabética, e com muito orgulho ouviam o seu nome e desfilavam até ao palco onde os esperava o Orientador de Turma e um dos convidados presentes para entregar o seu Diploma de conclusão do curso profissional.

Este ano terminaram alunos dos seguintes cursos: da Escola Profissional de Ourém, dos cursos Técnico de Gestão, Técnico de Construção Civil, Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e do curso Animador Sociocultural; da Escola Profissional de Hotelaria de Fátima dos cursos Técnico de Receção, Técnico de Restaurante-Bar e Técnico de Cozinha-Pastelaria. Estes alunos estão agora aptos a ingressarem no mercado de trabalho contando para tal com a ajuda da Unidade de Acompanhamento e Inserção Profissional da INSIGNARE que com eles tem trabalhado de forma muito próxima na procura e encaminhamento para ofertas de emprego e organização de candidaturas a Estágios Profissionais.

 (finalistas do curso técnico de gestão)
(finalistas do curso técnico de construção civil)
 (finalistas do curso técnico de gestão de equipamentos informáticos)
 (finalistas do curso animador sociocultural)

O Ministério da Educação atribui, anualmente, um Prémio de Mérito no valor de € 500,00 aos alunos com a melhor média curricular de cada escola. Esse prémio foi atribuído na EPO ao aluno Fábio Marques, da turma finalista do Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, que obteve a média curricular de 17,1 valores. Na EHF o mesmo prémio foi atribuído à aluna Ana Rute Pereira, da turma finalista do curso Técnico de Receção, que obteve a média de 16,7 valores.
(Fábio Marques, aluno da EPO que recebeu o prémio de mérito do Ministério da Educação)

Mas também a Escola Profissional de Ourém e a Escola Profissional de Hotelaria de Fátima, ao longo deste último ano, decidiram premiar alunos, não se centrando apenas no seu aproveitamento escolar, mas ainda em outros fatores considerados importantes como comportamentos e atitudes; participação em atividades extra-curriculares; assiduidade e pontualidade; espírito solidário; avaliação e recuperação de módulos. Com base nestes prossupostos, todos os meses os orientadores de turma elegiam o aluno do mês. Nesta cerimónia de entrega de Diplomas, do conjunto de todos os alunos do mês de ambas as escolas, foram anunciados os dois alunos do ano.

Na Escola Profissional de Ourém, o aluno do ano letivo 2010/2011 foi o Dinis Lopes, da turma de Construção Civil, agora no 2.º ano. Na Escola Profissional de Hotelaria de Fátima o aluno do ano foi o Bernardo Fino, aluno finalista da turma de receção.
  
 (Dinis Lopes, ALUNO DO ANO letivo 2010/2011 da Escola Profissional de Ourém)

Inicia-se agora mais um ano letivo. Um ano que trará novos alunos, novos professores, um novo curso, mais finalistas, mais alunos do mês. Um ano letivo longo e trabalhoso… como o são todos na Escola Profissional de Ourém e da Escola Profissional de Hotelaria de Fátima.

A todos os alunos finalistas deseja a INSIGNARE muitas felicidades, na certeza de que esta continuará a ser sempre a vossa casa.




 












Sem comentários:

Enviar um comentário