26/09/11

Línguas – passaporte para o mundo!

Para quem se pergunta para que servem as disciplinas de línguas, deixo aqui hoje, Dia Europeu das Línguas, as mensagens de três ex-alunos que estão/estiveram no estrangeiro e sentem/sentiram a necessidade de dominar línguas estrangeiras. É comum aos três, o sentimento de um enorme enriquecimento pessoal e profissional decorrente da experiência de viver e trabalhar no estrangeiro... leiam vocês mesmos:

Eu estou a viver em França, em Ormesson-sur-Marne, há 3 anos. Quando vim, consegui logo trabalho num restaurante português onde estou a trabalhar na cozinha, não tem a ver com o curso que tirei para ser empregada de mesa, mas como não sabia falar muito bem o francês colocaram-me na cozinha, eu gosto mas tenho saudades de estar em contacto com as pessoas e de falar com elas!
Eu decidi vir para França porque é um país melhor que Portugal, em termos de ordenados, vida e trabalho! Agora, o meu objetivo é sair do restaurante e arriscar a trabalhar com franceses para poder falar corretamente o francês!
Acho que os alunos devem correr atrás dos sonhos deles e não terem medo, porque em Portugal está complicado para poder ter uma vida profissional boa e se não gostarem podem sempre voltar para o país!

Tânia Saraiva
Curso de Restauração, Organização e Controlo (Restaurante/Bar) (2003-2006)


Olá, o meu nome é André Silva e há 4 anos decidi aventurar-me a trabalhar no estrangeiro: estive nos EUA (6 meses), estive em Espanha (6 meses), até que surgiu uma melhor oportunidade, de ir para um país que é bastante famoso na área de hotelaria - a Suíça. Vivo numa vila situada nos Alpes suíços, onde se fala o alemão, trabalho numa unidade de 5* como cozinheiro.
Estou muito satisfeito por me ter aventurado no estrangeiro, fi-lo por dois motivos: primeiro, eu queria ter este desafio, tinha a curiosidade de saber como era trabalhar e viver noutro país diferente do nosso, e por outro lado achei que seria melhor em termos financeiros. O que eu achei mais difícil, foi o choque, de quando deixamos a família, os amigos e toda a nossa rotina, para ir para um novo ``mundo``, uma nova língua, novas gentes, uma maneira de pensar e viver diferentes. Nos primeiros tempos, temos que ser muito fortes e saber estar, ou seja, saber o que somos e lutar por aquilo que queremos. Mas aprende-se muito em termos profissionais e pessoalmente também, é bom termos conhecimento de como são os outros países, isso é muito enriquecedor.
Aquilo que eu posso dizer aos atuais alunos, é que quando estamos a começar a nossa carreira, é importante não estar muito tempo no mesmo sítio; em todos os sítios onde passei, uns melhores outros piores, aprendi sempre alguma coisa. Gostava também de dizer que arrependo de não ter estado mais atento àquilo que me foi ensinado, estejam atentos, levem a sério a aprendizagem, que mais tarde ou mais cedo será útil na vossa vida profissional, e isso será recompensado. Quando saírem da escola, estejam abertos a uma nova etapa na vossa vida, pois trabalhar é muito diferente de estudar. Sejam responsáveis nas vossas vidas!

André Silva
Curso de Cozinha (1997-2000)


Eu vivi cerca de 4 meses em Santander (Espanha - província de Cantabria) e trabalhei num Hotel de 4*. As razões que me levaram a ir para Espanha foram o facto de a língua espanhola ser relativamente fácil de perceber e de falar e a vontade de ver outras formas e métodos de gestão. Foi fácil conseguir um emprego, com uma boa remuneração.
A mensagem que deixo para os alunos da Escola é que se tiverem oportunidade de sair do país, o façam pois faz-nos crescer e definir novos objetivos. Foi uma das melhores experiências que tive e caso surja outra oportunidade, sem dúvida que a irei aproveitar!

Luís Alves
Curso de receção(2005-2008) e curso de gestão hoteleira


Viver e trabalhar no estrangeiro é de facto uma experiência riquíssima e dominar a língua é meio caminho andado!
Vamos lá então aproveitar as aulas de inglês!

Sofia Ferreira
Psicóloga

Sem comentários:

Enviar um comentário