27/03/12

O Networking on-line... O que é?

As redes sociais são uma importante forma de recolha de informação e embora em Portugal, o número de empresas que utiliza ativamente este tipo de plataforma para efeitos de recrutamento ainda não ser muito expressivo como os Estados Unidos ou o Reino Unido, os exemplos têm vindo a crescer e abrangem não só multinacionais como empresas nacionais.

O Networking on-line está a ganhar atenção e por vezes, consegue-se ir ao encontro de novos negócios e de novas carreiras

As principais redes sociais utilizadas no momento são:

Linkedin (www.linkedin.com)

É uma rede profissional por excelência. Foi lançada em 2003, e os últimos números disponíveis apontam já para 75 milhões de utilizadores em todo o mundo, numa média de dois milhões utilizadores por mês. Disponível em várias línguas, o Linkedin permite ao utilizador criar um perfil no qual o seu currículo é o ponto nevrálgico. Podem ser feitas atualizações a qualquer momento, e é opcional disponibilizar contatos diretos. O poder do Linkedin, reside naquela que é a teoria dos “Seis Passos”, segundo a qual todos estamos, no máximo a seis degraus de distância de qualquer outra pessoa em qualquer parte do mundo. A lógica reside em criar uma rede de contactos que potencie essas ligações. Todos os contactos no Linkedin têm que ser aceites pelos seus destinatários.
 
The Star Tracker Networker (www.thestartracker.com )

É a primeira rede social criada exclusivamente para portugueses, em Portugal e no estrangeiro, e funciona apenas por convite. Os membros registam o seu perfil, passando a ter a possibilidade de alargar e gerir a sua rede de contatos e participar em fóruns de debate, anunciar e responder a vagas de emprego. A rede promove, por vezes eventos presenciais. Esta rede foi criada pela Jason Associates, empresa de consultadoria de recursos humanos, que faz também recrutamento de profissionais.

Facebook (www.facebook.com)

Dispensa apresentações. Em Portugal, várias apresentações, que também utilizam esta rede para efeitos de marketing., já recorreram ao facebook para recrutar pessoas. Não sendo uma rede vocacionada para fazer networking profissional – tal como não o são as redes HI5, MySpace, Orkut e Ning – isso obriga a que haja uma gestão sensata das informações que o seu utilizador partilha.

Twitter (www.twitter.com)

É uma rede social com características muito específicas que advém o fato de limitar as mensagens a um número reduzido de caracteres. A ligação entre os utilizadores funciona numa lógica de “seguidos” e “seguidores”, que permite selecionar pessoas e ir acompanhando os comentários que estas fazem e as informações que disponibilizam. É uma plataforma que permite às pessoas tornarem-se mais visíveis, de forma alargada ou junto de alvos específicos, o que exige uma actividade constante, ao contrário de redes como o Linkedin ou o Star Tracker Networker. É uma rede “frenética” e requer algum cuidado acrescido quanto ao tipo de informação que se veicula.

Xing (www.xing.com)

É uma das maiores redes de contactos profissionais na Europa, fundada na Alemanha. Funciona numa lógica de construção de redes de contactos e troca de experiências em grupos e fóruns temáticos. Disponibiliza um livro de endereços que regista atualizações automáticas. As parcerias de negócios e a pesquisa de oportunidades de emprego são o seu principal foco.

Fonte: Quero um Emprego
Silva, Ana/ Sá, Elisabete/Correia, Raquel/Villalobos, Luis (org)
Ed. Gradiva

Sandra Monteiro
Unidade de Acompanhamento e Inserção Profissional

Sem comentários:

Enviar um comentário