22/03/12

A importância da escola para o meio industrial/empresarial

A indústria de moldes para plásticos desde sempre lutou com a dificuldade de formar os seus trabalhadores e com a escassa mão-de-obra especializada. Na Marinha Grande também existem alguns cursos profissionais nesta área, que têm sido uma mais-valia para o meio empresarial.

Sendo uma área de negócio vocacionada, essencialmente, para a exportação, torna-se ainda de maior exigência em termos competitivos no mercado global em que estamos inseridos. Entre outras coisas, é necessário um forte investimento em tecnologias de ponta e numa contínua inovação dos processos de fabrico.

Para tal, os nossos recursos humanos têm de ter outras capacidades e conhecimentos específicos, nomeadamente, nas novas tecnologias tais como softwares de CAD 2D/3D e modelação/maquinação. Além de conhecer a linguagem de cada software é, também, fundamental compreender o desenvolvimento e construção do projeto/produto, equacionar os problemas e resolvê-los, em termos de produção, da forma mais adequada. 

O contacto que o curso proporciona aos alunos em termos de controladores das máquinas CNC é bastante importante porque, como são equipamentos de custos elevados, permite estarem familiarizados com os mesmos, diminuindo o risco de erros que possam danificar os equipamentos, trabalhos e ferramentas.
Para o sucesso das organizações, os recursos humanos são tão ou mais importantes que os equipamentos, pelo que a aposta na formação é uma aposta certa e necessária em Portugal. 
Para todos os alunos, este curso poderá ser a chave para se abrirem muitas portas, em várias áreas, mas devem ter a noção de que o curso é só o primeiro passo para um longo caminho de consolidação das bases adquiridas. Quando se abrir a primeira porta, a chave do sucesso será, garantidamente, a humildade, o trabalho, o trabalho e dedicação. Com estes ingredientes, certamente, serão bem-sucedidos.

Resta-me desejar o maior sucesso para o curso, professores e alunos.
Curso Profissional de Produção em Metalomecânica, var. Programação e Maquinação.

Eng. Fernando Palmeiro
Toolshop Manager -- Carfi Tools
Rui Henriques
Docente

1 comentário:

  1. Excelente artigo Eng. Fernando,espero que cative mais profissionais para esta area dos moldes para plásticos.

    ResponderEliminar