21/03/12

Cursos Profissionais



O ensino profissional tem ao longo dos últimos anos registado um interesse crescente por parte dos jovens. A esta realidade não será alheio o fato de estarmos perante formações técnicas com uma forte componente prática e com uma ligação muito próxima às empresas, o que permite que as mesmas tenham em muitos casos elevadas taxas de empregabilidade.
Efetivamente, face à presença massiva de tecnologia no nosso dia-a-dia e em todos os domínios, constata-se uma necessidade crescente de técnicos com uma formação de cariz tecnológico e aplicada.

As empresas nacionais enquanto entidades recetoras destes jovens técnicos têm assumido, em diversas instituições de ensino profissional, um papel de grande importância, contribuindo de forma decisiva para que os cursos ministrados se adequem às reais necessidades do tecido produtivo.
Esta intervenção tem sido notória nas áreas tecnológicas da mecânica, metalomecânica, electromecânica e gestão industrial. Tratando-se de áreas de formação em que a indústria regista necessidades a diferentes níveis, um vasto conjunto de oportunidades se abrem diante dos jovens, seja após a conclusão de um curso profissional, seja através de um curso de especialização tecnológica, de uma licenciatura ou de uma formação pós-graduada (mestrado).
Um curso profissional de produção em metalomecânica, face à latitude dos conteúdos que abrange, é uma formação com uma forte procura por parte das empresas, permitindo, adicionalmente, aos jovens enveredar por uma formação superior ao nível da licenciatura, por exemplo, em engenharia mecânica ou engenharia e gestão industrial.

Os jovens com este perfil de formação estarão aptos para responder às crescentes necessidades e expectativas da indústria, podendo enveredar por uma entrada direta no mercado de trabalho e prosseguir estudos e, por esta via, adquirirem conhecimentos e competências adicionais ao nível dos materiais e processos tecnológicos, das tecnologias assistidas por computador, do projeto mecânico, da concepção e desenvolvimento de produtos, da prototipagem rápida/engenharia inversa, da qualidade ou da gestão da produção e manutenção. Estes conhecimentos e competências permitirão a estes jovens acompanhar as fases mais significativas do ciclo de produção e prepará-los para os desafios resultantes da evolução do conhecimento e da tecnologia.

Dr. Nuno Mangas
Presidente do Instituto Politécnico de Leiria

Rui Henriques
Docente 

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