20/03/12

INSIGNARE promove sessões de Integração no Mercado de Trabalho

Durante os meses de fevereiro e março, a Unidade de Inserção e Acompanhamento Profissional da INSIGNARE , levou a ambas as escolas EFH e EPO, a iniciativa “Integração no Mercado Trabalho”.

As Sessões tiveram essencialmente 3 objetivos a atingir:

1º Objetivo - Através da análise dos estágios realizados no ano lectivo passado, transmitir aos 184 alunos que participaram nas sessões, quais as situações a evitar e quais as reforçar no sentido de caminhar para uma postura cada vez mais profissional no mundo empresarial. Neste âmbito foi ainda esclarecidas as dúvidas dos alunos relacionadas com os Estágios Profissionais e a Bolsa de Emprego, alertando-os para a necessidade de atualizarem os seus dados de contacto e currículo vitae sempre que necessário junto da UIAP.

Para os mais curiosos, ficam aqui as hiperligações das apresentações:

http://prezi.com/ab4zbjpofrfq/estagio-profissional/

2º Objetivo - A intervenção da convidada Elsa Gaspar, Conselheira de Imagem, que, através de exemplos práticos demonstrou aos nosso alunos a importância da imagem na profissão, bem como evitar os bem conhecidos “sabotadores de imagem”, através de pequenos truques que podem melhorar a auto-estima dos alunos e contribuir para a sua segurança e postura profissional.

3º Objetivo – A simulação de uma entrevista de emprego – mais direcionada para os 3ºs anos, dirigida pelos colaboradores Sergio Fernandes e Sofia Ferreira, onde os alunos passavam por uma situação de recrutamento dentro da área de formação. Foram entrevistados 5 alunos de diferentes cursos (Gestão, Cozinha/Pastelaria, Design, Turismo, Restaurante/Bar). Em todas as entrevistas os nossos colaboradores tinham acesso ao “Curriculo Vitae” do “Candidato” e alertavam os alunos presentes para a necessidade de preparação prévia das entrevistas.

Para os mais distraídos, fica aqui a hiperligação de um artigo interessante sobre a preparação das entrevistas:
http://www.dinheirovivo.pt/Guru/Artigo/CIECO036634.html?page=0

No compto geral os três objetivos foram atingidos, graças à colaboração desta equipa de colaboradores, aos docentes e alunos e claro, às Escolas. A todos o nosso muito obrigado.

Em maio haverá mais sessões, dirigiras aos alunos do 2º ano da EPO, já em sala de aula, apenas para cumprir o 1º objectivo. Os outros voltarão para o próximo ano lectivo, mais e melhor!

Sandra Monteiro
Unidade de Inserção e Acompanhamento Profissional

Sem comentários:

Enviar um comentário