20/02/12

ROCA – POR UMA NOVA CULTURA DA ÁGUA

A turma do terceiro ano do curso técnico de gestão realizou na data de quinze de Fevereiro do corrente ano, uma visita de estudo à fábrica Roca de Leiria - líder mundial em espaços de banho, integrada na disciplina de Contabilidade e Fiscalidade no âmbito dos módulos, lecionados no presente ano letivo, que tratam a análise de gastos e o cálculo do custo industrial do produto acabado.

Deste modo a fábrica selecionada para consolidar conhecimentos e constatar em trabalho real o apreendido em aula foi extraordinariamente bem conseguido, uma vez que a visita guiada cumpriu claramente os objetivos propostos. A visita iniciou-se com uma apresentação, em auditório do centro de formação, do posicionamento da empresa no mundo, do segmento de mercado, da seleção de produtos e da sua responsabilidade social na economia global.

Dessa apresentação sobressaíram quatro conceitos responsáveis pelo sucesso da empresa: Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade social. Inovação, pois a empresa colabora com designers e gabinetes de arquitetura reconhecidos pelo mundo fora permitindo a criação de propostas únicas e inovadoras. Tecnologia uma vez que a empresa aposta em soluções cada vez mais funcionais que permitem poupança de água e energia. Sustentabilidade, compromisso com o meio ambiente, aliada à tecnologia na poupança de água e energia e ainda na reutilização de materiais expelidos ao longo da produção. Responsabilidade social através da fundação “We Are Water”, criada para atenuar os efeitos da escassez de recursos hídricos no planeta, mostrando plena consciência de que a água é um recurso único e limitado.

Os referidos conceitos foram demonstrados ao longo da explicação do processo de fabrico, desde a conceção do produto, produção do molde, passando pela cerâmica, vidragem, embalagem e controle de qualidade. É de salientar a organização e segurança visíveis no espaço produtivo – layout – e a responsabilidade demonstrada pelos operários no cumprimento dos objetivos.


W+W - Filtra a água utilizada do lavatório para a sua reutilização na descarga da sanita.



A Roca é uma prova viva de que o sucesso é possível em tempos difíceis - junta inovação e tecnologia em benefício do desenvolvimento sustentável.



Beatriz Vieira
docente da disciplina de Contabilidade e Fiscalidade

Sem comentários:

Enviar um comentário