07/02/12

Já pensou ser um vídeo-candidato?

"Quem disse que o You Tube era apenas diversão? Em tempos complicados no que se refere à entrada no mercado de trabalho, todas as armas são boas se significarem vantagem na chamada de atenção do empregador. E o vídeo é uma possibilidade que não se pode descartar.
Primeiro que nada, há que ter em atenção a qualidade de imagem, bem como a apresentação do candidato. Se, normalmente, a primeira impressão pesa, imagine como será para o seu potencial empregador.
A visualizar o vídeo, ele vai encará-lo como uma primeira fase da entrevista de emprego. Não fará sentido pensar em usar um vídeo tremido, feito com um telemóvel e com qualidade de som sofrível. Igualmente importante é a linguagem utilizada.
Não tem de parecer um especialista, mas deve demonstrar domínio da área profissional para a qual se candidata, procurando ser claro e “agarrar” a atenção de quem o vai ver.
A sua mensagem deve ser bem estruturada, não esquecendo uma pequena apresentação, a indicação dos seus objectivos pessoais, motivação para o lugar, conhecimentos e competências essenciais que detém. Mas nunca se “estique”. Três minutos parecem ser uma duração adequada. Ninguém está interessado numa longa-metragem.
Junte sempre um pouco de criatividade. Alguém monocórdico e pouco à vontade, muito provavelmente terá dificuldade em cativar o empregador. Por fim tenha cuidado na edição. Ninguém está à espera de um vídeo de profissionais, mas tente eliminar erros, hesitações muito prolongadas e ruídos de fundo. Escolher um “cenário” calmo e pouco confuso pode ser um bom ponto de partida.
Uma vez feito, coloque o vídeo no You Tube ou noutro site agregador de vídeos. E se enviar um email para se candidatar a um lugar, para além do currículo em papel, experimente a enviar o link do seu vídeo.
A vantagem do vídeo
No medidor do número de visitas pode sempre acompanhar o número de vezes que o seu currículo foi visionado. Assim terá uma ideia da receptividade que está a ter. Experimente. Quem sabe alguém lhe liga a dizer: “Acção”. Entrou no mercado de trabalho."

Fonte: Região de Leiria

Sandra Monteiro
Unidade de Inserção e Acompanhamento Profissional

Sem comentários:

Enviar um comentário