22/02/12

Alunos do século XXI (2) – Metodologias

Na sequência do post anterior, pretendemos agora apresentar algumas ideias ao nível das metodologias atualmente preconizadas para a formação dos alunos do século XXI. Estas assentam num conjunto de princípios que incluem:
Aprendizagem autêntica – relacionada com problemas e questões do mundo real;
Motivação interna – identificando e empregando ligações emocionais na aprendizagem;
Aprendizagem multimodal – utilizando diferentes modos de comunicação;
Aprendizagem social – usando o poder da interação social para aumentar o impacto da aprendizagem.

A aprendizagem baseada em projetos integra os princípios enunciados e é defendida, por vários autores, como uma metodologia que corresponde às exigências atuais da educação. Na aprendizagem baseada em projetos pretende-se resolver um problema real de interesse para os alunos, relevante para a sua formação, que não tenha uma solução predeterminada e que constitua um desafio para eles. Mais do que fazer um projeto significa usar um método de ensino que implica ter um projeto.

Os requisitos essenciais para um trabalho de aprendizagem baseada em projetos são (1):
- Ter conteúdo significativo e questões reais;
- Organizar atividades em torno de um desafio ou questão orientadora, definida pelos alunos;
- Criar, nos alunos, a necessidade de saber e de fazer para dar resposta à questão orientadora;
- Envolver os alunos na investigação (os alunos fazem as questões, procuram as respostas e chegam a soluções);
- Ser inovador (os alunos criam novas ideias, novas interpretações ou novos produtos, únicos para responder à sua questão orientadora);
- Desenvolver competências do século XXI – pensamento crítico e criativo, colaboração e comunicação, competências estas que são ensinadas e avaliadas;
- Promover a participação ativa do aluno (com orientação dos professores) nas decisões que afetam o decurso do projeto, com possibilidade de fazer escolhas, fomentando a responsabilidade;
- Incluir feedback e reflexão sobre as aprendizagens;
- Concluir-se com uma apresentação pública (os alunos mostram os seus produtos ou apresentam soluções e explicam o seu trabalho, respondendo a questões relacionadas com o conteúdo e também com o processo).

Esta metodologia implica uma mudança de papéis, do aluno e do professor: o aluno torna-se um elemento central do processo e o professor um facilitador, um guia que vai guiando, apoiando, questionando.

Sofia Ferreira
Psicóloga


(1) De acordo com o difundido pelo Buck Institute for Education (www.bie.org) dedicado ao ensino e aprendizagem do século XXI. No seu site é possível encontrar informação sobre a aprendizagem baseada em projetos, vídeos e materiais (como grelhas e questionários orientadores) que podem ser usados por professores e alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário