07/05/11

Portugal na UE – Uma Perspectiva sobre os próximos 25 anos” (Participação da EPO no Parlamento Jovem Municipal)



(Texto da apresentação da EPO na 1ª sessão do Parlamento Jovem Municipal, que teve lugar no dia 6 de Maio)

"Actualmente assiste-se a um certo desalento perante o processo de integração comunitária de que Portugal faz parte integrante há 25 anos.

O alargamento da União Europeia aos países de Leste, a diminuição das ajudas financeiras e a reforma das instituições europeias, têm envolvido algum pessimismo relativamente ao futuro da participação portuguesa na UE.

Os jornais portugueses inundam-nos com discursos pessimistas sobre o futuro do nosso país na União Europeia. Esta percepção tem sido agravada pela crise económica que nos assola desde os finais do ano 2008.
Mas nós recusamo-nos a encarar o futuro com pessimismo.
Somos jovens e, por essência, sonhadores. Mas também somos empreendedores e queremos empenhar-nos activamente na concretização desses sonhos.
Dentro de 25 anos nós, os jovens que aqui estamos, seremos adultos na faixa etária dos 40. Isto significa que a nossa geração será a responsável pela mudança nos próximos 25 anos.
Está nas nossas mãos sonhar e concretizar esses sonhos. Enquanto cidadãos portugueses e europeus.

Nós sonhamos com a continuidade dos apoios à formação dos jovens e à qualificação de activos, que permitam aos nossos filhos terem crescentes e reais oportunidades profissionais.

Nós sonhamos com a manutenção de um amplo espaço de livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, no qual passamos a escolher onde exercer a nossa profissão.

Nós sonhamos com a igualdade de direitos para todos os cidadãos europeus, no que respeita às condições de acesso ao ensino superior e ao emprego.

Nós sonhamos com a nossa realização enquanto profissionais, potenciada pelo acesso a uma formação constante ao longo da vida, capaz de fazer da nossa geração a responsável por devolver a competitividade ao trabalho e à economia.

Nós sonhamos com uma ampla e digna assistência à família, à infância e à velhice.

Nós sonhamos com um Portugal que produza de forma crescente, equilibrada e sustentada, acompanhando com uma proximidade crescente os “parentes mais abastados” da família europeia.

Nós sonhamos com uma crescente equiparação dos nossos rendimentos aos melhores países da UE.

Nós sonhamos com crescimento das empresas portuguesas e com o aumento da sua competitividade, de forma a que sejam capazes de evidenciar todo o nosso (já provado) potencial humano e cientifico.

Finalmente, sonhamos ainda com uma Europa solidária, capaz de ajudar prontamente os seus membros mais frágeis, dignificando a “família” europeia.

A verdade incontornável é esta: somos nós que temos de tomar as medidas necessárias para realizar os nossos sonhos. E esta tarefa é hoje, mais que nunca, extremamente ambiciosa, dado o quadro de crise económica que atravessamos.

Eça de Queirós, escreveu em 1891: “Portugal tem atravessado crises igualmente más: mas nelas nunca nos faltaram homens de valor e com carácter”.
A uma distância de 120 anos, pensamos poder confirmar as palavras deste nosso ilustre escritor. É a nossa geração que assumirá, em menos de nada, os destinos da nação, e queremos ser pessoas de valor e de carácter, capazes de revelar empreendedorismo e espírito de missão.

Reconhecemos o saldo positivo da adesão de Portugal à União Europeia e acreditamos que Portugal, ele próprio, pode continuar a beneficiar, em várias vertentes, a Europa comunitária.

Sonhamos fazer activamente parte do amanhã. Queremos concretizar nossos sonhos.

A proposta que aqui trazemos é simples: Pedimos à geração que assume os destinos da nação hoje que apoie, instrua, forme e qualifique a geração de amanhã, de forma a dotá-la das competências necessárias à concretização dos seus sonhos.

Acabamos a nossa intervenção com a citação de parte do poema “Pedra Filosofal”, de António Gedeão
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança

Obrigado!"


Porta voz da EPO: Adriana Sousa (GES 10.13)

Membro da Mesa: João Ferreira (GES 10.13)

Margarida Rodrigues (Profª Responsável)

Sem comentários:

Enviar um comentário