02/05/11

O Espaço do Aluno: Materiais amigos do ambiente

A nossa prova de aptidão consistiu na medição e orçamentação de um edifício, tal como todas as provas de aptidão do nosso curso, o curso técnico de construção civil – variante de medições e orçamentos. A principal diferença do nosso trabalho é que, tendo em conta a atual preocupação ecológica, procurámos materiais ecológicos e eficientes.
Pudemos observar que estes materiais, apesar de terem um custo superior, são bastante atrativos pois são tão ou melhores que os tradicionais e reduzem a pegada ecológica. Alguns exemplos são o aglomerado de cortiça expandida que é um excelente isolador térmico e acústico mas também um produto nacional. O tijolo revestido a gesso é outro material, que apesar de importado, reduz o tempo de execução de alvenarias e consequentemente o custo de mão de obra.
A tinta ecológica é uma excelente alternativa às tintas plásticas tradicionais, pois para além de não ter componentes nocivos ao ambiente e às pessoas, também não tem o odor característico que é desagradável.
Pensamos que o sector da construção civil, apesar da conjuntura atual, irá apostar nestes materiais no futuro. É urgente encontrar soluções mais amigas do ambiente dado é do interesse de todos.
Alexandra e Marina, Curso Técnico de Construção Civil

Sem comentários:

Enviar um comentário