02/05/11

Permiti-me...

Permiti-me a ousadia de escrever qualquer coisa a esta escola!
Fui convidada a participar num Júri de Provas de Aptidão Profissional de Recepção como representante das entidades da zona nesta matéria.
Para já agradecer este “posto” e este convite. Espero que tenha desempenhado um papel contíguo ao espectável e que não tenha defraudado expectativas. Obrigada!
Curioso a forma de aprendizagem que temos, as perspectivas diferentes aquando do ciclo da nossa vida, as responsabilidades que sentimos e o que isto tudo permite, enquanto seres que pensam sobre as formas de ensinar e avaliar permitindo uma evolução adequada ao tempo, ao espaço e às personagens.
Já fui estudante (ainda o sou) e já fui avaliada, portanto há sempre um factor a ter em conta – stress, ansiedade, nervosismo. Curiosamente é muito bom de se sentir! Permite que a pessoa funcione e realize as tarefas pretendidas!
No que concerne à responsabilidade que sentimos, refiro-me à ”Comunidade Escolar”. Quando se utiliza este termo, pensa-se em escola, professores, auxiliares, pais… No entanto, penso que esta enunciação ganha outra expressão se todos nos implicarmos, principalmente se considerarmos que a prática é essencial e, por isso mesmo, as escolas profissionais ganham um status necessário à comunidade empregadora. Foi uma aposta ganha há 20 anos atrás quando se colocou a primeira pedra da EPO e que agora emerge uma série de outros e novos projectos.
Se acreditamos assim num modelo Humanista e na dita forma de aprendizagem da Ilha da Utopia, então acreditaremos na importância da prática e desta para a teoria, sendo que até a brincar se aprende. Nesse sentido, pensarmos sobre a educação e a sua forma pressupõe ter coragem para a mudança e avaliar novos métodos adequados a novas realidades.
Resta-me, então, dar os Parabéns à Escola de Hotelaria de Fátima por ter inovado num novo método de avaliação, que considero até muito mais lucrativo para os alunos, pelo acompanhamento que a equipa dá aos seus alunos e as promessas cumpridas da inserção no mercado de trabalho! Os vossos alunos têm sido um espelho que reflecte uma imagem de trabalho humanizado feito, junto de cada um!
Parabéns!
Filipa Perfeito

Sem comentários:

Enviar um comentário