21/03/12

Que escola queremos para esta “nova” sociedade de informação e comunicação?


 Para esta nova sociedade de informação e comunicação, a escola deverá estar receptiva à mudança. Os professores não se devem basear apenas nos seus conhecimentos e na utilização dos manuais escolares, não devem ser meros transmissores de conhecimentos pois a sociedade actual é cada vez mais uma sociedade de informação e c...omunicação em que as tecnologias estão presentes na vida quotidiana e nos oferecem inúmeras e actualizadas informações/conhecimentos. Mundo actual é o mundo virado para as novas tecnologias, logo a escola deverá adaptar-se e orientar o ensino-aprendizagem face às necessidades que a sociedade apresenta, preparando os alunos para a servir da forma como ela necessita e não da forma como tradicionalmente era hábito formar.

Os professores devem estar qualificados e mentalizados para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, Softwares didácticos e industriais (iguais aos utilizados na indústria de ponta) , plataformas e-learning (moodle).

A escola deverá adaptar-se à nova realidade tecnológica, ela tem de pensar as suas estruturas, a sua organização geral, os seus métodos pedagógicos e o próprio conteúdo do que é aprender.

A escola deverá criar novas infra-estruras , nova organização geral e criar novos desafios para professores, assistentes operacionais, pais e alunos e comunidade em geral, criar novos suportes de informação e meios de aprendizagem.

No que respeita à criação de novas infra-estruturas, a escola deverá organizar os espaços, criando espaços alternativos, como por exemplo, sala com pontos de internet, de acesso livre, mas vigiada por camaras; centros de recursos com pessoal qualificado, que permita a sua organização, gestão e manutenção, como exemplos, uma mediateca moderna, laboratórios/atelieres/clubes diversificados (Maquinações CNC, Electricidade/Electrónica, Design). Estes espaços deverão estar equipados em quantidade e qualidade tendo em conta a actualização permanente desses mesmos equipamentos.

Relativamente a sua organização geral, a escola deve ter autonomia para se adaptar às realidades sociais, e estar aberta a novas fontes de saber (intercâmbios nacionais/internacionais com instituições de ensino, do ramo empresarial e outras); a escola deve repensar a distribuição do tempo escolar, da organização do trabalho das turmas e dos professores (atribuição de tempos lectivos, na componente lectiva, destinado a participação e dinamização de laboratórios/atelieres/clubes). A escola deverá gerir o currículo de forma mais flexível centrando-se no desenvolvimento de competências e de actividades de exploração e descoberta (ensino tutorial, o professor orienta e o aluno explora e descobre).

No que concerne à criação de novos desafios para professores e alunos, o professor deve estar consciencializado de que não é o único detentor de conhecimento (deverá ser abolida a ideia de que o professor sabe tudo e o aluno nada sabe). O aluno deverá ter um papel activo no seu processo de aprendizagem. O professor deve promover o ensino pela descoberta, permitindo que os alunos criem hábitos e destrezas e sejam capazes de adquirir, seleccionar e tratar a informação. Um exemplo concreto é o modelo desenvolvido pelo movimento da escola moderna, adoptado pela conhecida Escola da Ponte.

Em relação aos novos suportes de informação meios de aprendizagem, a escola deverá estar equipada de software educativo, enciclopédias multimédia, intranets e internet, base de dados em linha, bibliotecas electrónicas, etc.

Em suma, as mudanças que a sociedade tem vindo a sofrer fazem com que a escola necessite de se adaptar de forma a responder as necessidades educativas que a mesma necessita. Os alunos de hoje não tem as mesmas necessidades educativas que os alunos de ontem.

A formação inicial de professores deverá ir ao encontro das necessidades que a sociedade actual enfrenta, devendo dotar os “candidatos a professores” com as ferramentas, da informação e comunicação, necessárias para o ensino actual.

Rui Henriques 
Docente
 
(Educação e sociedade -- Curso profissionalização em serviço)

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