O ensino profissional tem ao longo dos últimos anos registado
um interesse crescente por parte dos jovens. A esta realidade não será alheio o
fato de estarmos perante formações técnicas com uma forte componente prática e com
uma ligação muito próxima às empresas, o que permite que as mesmas tenham em
muitos casos elevadas taxas de empregabilidade.
Efetivamente, face à presença massiva de tecnologia no
nosso dia-a-dia e em todos os domínios, constata-se uma necessidade crescente
de técnicos com uma formação de cariz tecnológico e aplicada.
As empresas nacionais enquanto entidades recetoras destes
jovens técnicos têm assumido, em diversas instituições de ensino profissional,
um papel de grande importância, contribuindo de forma decisiva para que os
cursos ministrados se adequem às reais necessidades do tecido produtivo.
Esta intervenção tem sido notória nas áreas tecnológicas da
mecânica, metalomecânica, electromecânica e gestão industrial. Tratando-se de
áreas de formação em que a indústria regista necessidades a diferentes níveis,
um vasto conjunto de oportunidades se abrem diante dos jovens, seja após a
conclusão de um curso profissional, seja através de um curso de especialização tecnológica,
de uma licenciatura ou de uma formação pós-graduada (mestrado).
Um curso profissional de produção em metalomecânica, face
à latitude dos conteúdos que abrange, é uma formação com uma forte procura por
parte das empresas, permitindo, adicionalmente, aos jovens enveredar por uma
formação superior ao nível da licenciatura, por exemplo, em engenharia mecânica
ou engenharia e gestão industrial.
Os jovens com este perfil de formação estarão aptos
para responder às crescentes necessidades e expectativas da indústria, podendo enveredar
por uma entrada direta no mercado de trabalho e prosseguir estudos e, por esta
via, adquirirem conhecimentos e competências adicionais ao nível dos materiais
e processos tecnológicos, das tecnologias assistidas por computador, do projeto
mecânico, da concepção e desenvolvimento de produtos, da prototipagem rápida/engenharia
inversa, da qualidade ou da gestão da produção e manutenção. Estes
conhecimentos e competências permitirão a estes jovens acompanhar as fases mais
significativas do ciclo de produção e prepará-los para os desafios resultantes
da evolução do conhecimento e da tecnologia.
Dr. Nuno Mangas
Presidente do Instituto Politécnico de Leiria
Rui Henriques
Docente
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