No âmbito da educação para a saúde, os alunos do 1.º ano da EPO, participaram numa peça de teatro debate sobre a sexualidade, apresentada pelo grupo USINA, inserido no programa Cuida-te do Instituto Português da Juventude.
A peça Nem muito simples nem demasiado complicado começou com a apresentação (pelos atores) de 7 histórias relativas a relacionamentos e sexualidade, que fazem parte da vida dos adolescentes e que abrangem os seguintes temas: início de uma relação; gestão da relação; término da relação; início da vida sexual; dúvidas e questões sobre a relação sexual; contraceção; infidelidade e doenças sexualmente transmissíveis.
Após esta primeira parte, os alunos debateram os temas abordados e escolheram as 3 peças que queriam ver repetidas e nas quais puderam participar ativamente, contracenando com os atores e modificando o desfecho das mesmas. Os alunos tiveram uma extraordinária participação que resultou num debate muito interessante! De facto, esta metodologia constitui uma magnífica oportunidade de promover a reflexão sobre a sexualidade, o debate e a experimentação de diferentes opções e suas consequências. O que se torna especialmente importante por se tratar de jovens e ser essencial que percepcionem a existência de diferentes possibilidades de acção, nas situações do seu quotidiano, e a consciência de que podem optar de acordo com as consequências desejadas para si e para os que os rodeiam.
Sofia Ferreira
Psicóloga
A peça Nem muito simples nem demasiado complicado começou com a apresentação (pelos atores) de 7 histórias relativas a relacionamentos e sexualidade, que fazem parte da vida dos adolescentes e que abrangem os seguintes temas: início de uma relação; gestão da relação; término da relação; início da vida sexual; dúvidas e questões sobre a relação sexual; contraceção; infidelidade e doenças sexualmente transmissíveis.
Após esta primeira parte, os alunos debateram os temas abordados e escolheram as 3 peças que queriam ver repetidas e nas quais puderam participar ativamente, contracenando com os atores e modificando o desfecho das mesmas. Os alunos tiveram uma extraordinária participação que resultou num debate muito interessante! De facto, esta metodologia constitui uma magnífica oportunidade de promover a reflexão sobre a sexualidade, o debate e a experimentação de diferentes opções e suas consequências. O que se torna especialmente importante por se tratar de jovens e ser essencial que percepcionem a existência de diferentes possibilidades de acção, nas situações do seu quotidiano, e a consciência de que podem optar de acordo com as consequências desejadas para si e para os que os rodeiam.
Sofia Ferreira
Psicóloga
Excelente iniciativa! Adorava ter presenciado, espero que seja possível numa próxima oportunidade.
ResponderEliminarSandra Monteiro
Esperemos que sim! Será ótimo voltarmos a ter a oportunidade de proporcionar a participação dos nossos alunos neste tipo de ação, seja sobre o mesmo tema ou outros também disponíveis e igualmente interessantes.
ResponderEliminarSofia Ferreira