22/12/11

O Bitoque-Rugby

1. História
A lenda da criação do râguebi teve início por William Webb Ellis, um estudantede Londres. Foi dito que, durante uma partida de futebol em Novembro de 1823 na Rugby School, o tal impetuoso jovem ficou irritado com o jogo e teria agarrado a bolanos braços e corrido no campo provocando a ira de seus colegas, que tentavam pará-lo e agarrando-o de qualquer maneira. Assim, inconscientemente teria inventado o Rugby. Outros dizem que a bola era carregada com os braços com muita frequêncianos jogos durante 1820 e 1830. Muitos estudantes antigos da Rugby School dizem que a bola carregada fazia parte do jogo há muito tempo antes, contrariando a história do rebelde rapaz.

2. Criação do Bitoque Rugby
A entrada do Râguebi nas escolas ocorreu em 1996, fazendo parte dos programas curriculares da disciplina de Educação Física. O Bitoque- Rugby surgiu para responder à inexistência de condições para desenvolver o Rugby com contacto e queda para o solo nas escolas, o mesmo poderá ser utilizado em todosos tipos de piso, sempre que seja aconselhável a sua prática em detrimento do Rugby, caso de prática por grupos mistos em aulas de Educação Física ou como forma de animação desportiva em períodos de férias (ex: na praia). É um jogo único, fácil de jogar, que envolve situações muito variadas e pode ser praticado por equipas mistas, mesmo em espaços reduzidos e com pisos duros como os habitualmente existentes nas Escolas.

3. O que é o Bitoque-Rugby?
O rugby é uma modalidade desportiva que envolve contacto físico entre os seus praticantes, sendo assim é de primordial importância que os praticantes joguem de acordo com as regras do jogo e que tenham em atenção a sua própria segurança e a dos outros. A finalidade do jogo é progressão no terreno e marcação do maior número de pontos possível na área de validação adversária. A diferença entre o rugby e o bitoque rugby consiste no facto de no bitoque rugby não haver placagens, sendo estas substituídas por um toque com as duas mãos.

4. Objectivos e Princípios do jogo
O objectivo do jogo é o ensaio, ganhando o jogo a equipa que marcar mais ensaios. Há ensaio sempre que um jogador, transportando a bola na sua posse, ultrapassa a linha de ensaio da equipa adversária. Cada ensaio vale 5 pontos. Para que não haja riscos de quedas, no momento da marcação do ensaio, não é necessário colocar a bola no chão.

OBJECTIVOS:
• Marcar o maior número de pontos, transportando ou passando a bola;
• Entrar com a bola na área de validação adversária (ensaio).

PRINCIPIOS:
• Avançar;
• Apoiar;
• Continuidade;
• Pressão.

5. A Bola
• Deve ter uma forma oval;
• A superfície exterior da bola deve ser de couro ou de outro material sintético;
• As bolas podem ser preparadas a fim de se tornarem resistentes e fáceis de segurar nas mãos.

6. O campo
• É a área delimitada pelas linhas de meta e as linhas laterais, com exclusão de qualquer uma destas linhas;
• A área de jogo compreende o terreno de jogo e as áreas de validação;
• A área de validação ou meta é a superfície do terreno limitada pelas linhas de meta, linhas laterais de meta e linhas de bola morta (as linhas de meta e os postes fazem parte da área de validação, mas as linhas laterais de meta e as linhas de bola morta não fazem parte);
• O terreno deve ter as dimensões 15 por 28 (caso do 3x3), 20 por 40 (casos do 4x4 até ao 6x6);
• Não pode haver obstáculos até uma distância de segurança de cerca de 2 metros em relação a cada linha do campo.

Imagem 1 - Campo de Rugby e Bitoque Rugby


7. Formas de jogar a bola
A bola pode ser transportada livremente nas mãos e ser passada para o lado ou para trás (em relação à linha do adversário). A bola não pode ser pontapeada à excepção do Pontapé de saída ou livre, ou na formação ordenada.

8. Técnicas de Passe
Para que o passe seja bem efectuado deve-se ter em atenção os seguintes princípios:
• As duas mãos em contacto com a bola;
• Bola transportada à altura do peito;
• Impulso suave com os dedos, pulsos e braços;
• Manter o olhar no defesa;
• Passar para uma zona mais à frente do receptor (mas deve enviar a bola para trás de si e nunca para a sua frente).


Imagem 2 - O passe


9. Técnicas de Recepção
A recepção da bola deve ser:
• Precisa e firme;
• Com as duas mãos, sempre que possível;
• Colocar a bola ao lado da cintura, de modo a protege-la.


Imagem 3 - a bola de Rugby e a recepção


10. Ensaio
Sempre que a bola for colocada no solo após a linha de ensaio da equipa adversária, ocorre um ensaio, que vale 5 pontos.


Imagens 4 e 5 - O ensaio


11. Técnicas de Ensaio
Para realizar o ensaio é preciso:
• Ultrapassar a linha de ensaio com a bola nas duas mãos;
• Pousar a bola na zona de ensaio.

12. O Bitoque
Serve para parar a acção ofensiva da outra equipa, e é feito através do toque das duas mãos em simultâneo o jogador que tem a bola (acima dos joelhos e abaixo dos ombros). O jogador que tem a bola quando sofre o bitoque tem de passar ou largar a bola de imediato, não podendo progredir mais, com a bola em sua posse. Não é permitido impedir o portador da bola de a largar ou passar, após o bitoque, nem empurrá-lo ou bater-lhe violentamente com as mãos.


Imagem 6 - O bitoque


13. Técnicas do Bitoque
Para fazer bitoque é necessário tocar no adversário com as duas mãos, em simultâneo, entre a linha dos ombros e dos joelhos.

14. Pontapé de saída – o início e recomeço do jogo
A posse de bola no início do jogo é sorteada. Na segunda parte a bola começa da outra equipa. Após cada ensaio a bola sai da equipa que sofreu esse ensaio. Para colocar a bola em jogo é necessário que o jogador que a tem nas mãos, a toque com o pé de forma visível (Pontapé de saída). A bola deve ser lançada em direcção ao solo e deve ser pontapeada antes de tocar neste. A equipa que não tem posse de bola tem de estar toda a pelo menos 5 metros da linha de meio campo.



Imagem 7 - Pontapé de saída



15. Formação Ordenada
É a forma de reiniciar o jogo após toque ou passe para a frente, será sempre ganha pela equipa que não provocou a formação, não sendo permitido empurrar. Os restantes jogadores da equipa que provocou a formação têm de estar a 5 metros do local e só podem avançar quando a bola sair da formação. O da outra equipa tem de estar atrás da linha dos pés dos jogadores da sua equipa que estão na formação. O jogador que introduz a bola recua para trás dos colegas à espera que esta saia da formação.



Imagem 8 - Formação ordenada



16. Técnicas da formação ordenada
Na formação ordenada deve-se:
• Agarrar aos colegas, virando a cabeça para o lado esquerdo;
• Não empurrar os colegas nem provocar a queda da formação;
• Colocar atrás dos colegas, após ser introduzida a bola, e esperar que esta saia da formação para que possa ser jogada.

17. Alinhamento
Sempre que a bola ou um jogador na posse desta ultrapassam a linha lateral, procede-se ao lançamento da linha lateral (Alinhamento), sendo a bola recolocada em jogo por um dos jogadores da equipa que não foi responsável pela saída da bola. O lançamento será feito para o corredor (de 1 metro) entre o alinhamento em duas colunas, das duas equipas, que se encontrarão a pelo menos 3 metros da linha lateral. O jogador que faz o lançamento pode entrar em jogo entre o alinhamento da sua equipa e a sua linha de ensaio. Os jogadores que não participam têm de estar a pelo menos 5 metros da linha que separa os dois alinhamentos.


Imagem 9 - Alinhamento


18. Técnicas de alinhamento
Para a realização do alinhamento é necessário:
• Segurar a bola na porção posterior, estando esta dirigida para o solo;
• Colocar a bola atrás da cabeça, tendo um pé avançado em relação ao outro;
• Realizar um movimento das mãos para a frente;
• Manter as mãos em contacto com a bola o máximo tempo possível;
• Largar a bola à medida que o peso corporal se desloca para a frente;
• Avançar para o terreno de jogo após lançar a bola.

19. Pontapé livre
Quando há alguma infracção, recomeça-se o jogo através do pontapé livre, que é marcado no local onde se deu a infracção, e é efectuado da mesma maneira que o pontapé de saída.

20. Faltas
Encontra-se em fora de jogo o jogador que não cumpre as distâncias indicadas no regulamento. Além do já referido, não é permitido:
- Chocar, agarrar, rasteirar ou impedir de qualquer forma desleal um adversário de se deslocar livremente, com ou sem bola.
- Demonstrar falta de respeito ou espírito desportivo em relação aos companheiros, adversários ou árbitro.



Imagem 10 - Falta


21. Vantagem
Esta é uma lei que é aplicada sempre que a equipa infractora não obtém vantagem com a infracção.

22. Sinaléticas do árbitro
1) Ensaio;
2) Passe para a frente;
3) Formação ordenada;
4) Pontapé livre;
5) Alinhamento;
6) Advertência.



Bibliografia:
lucia-desporto.blogspot.com
https://woc.uc.pt/fcdef/getFile.do?id=2538&tipo=2
http://pt.scribd.com/doc/25347774/Bitoque-Raguebi



Bruno Batista, docente da disciplina de Educação Física na E.P.O. e E.H.F.

Sem comentários:

Enviar um comentário