23/02/11

"Aula.Com": Álcool e outras substâncias psico-activas

Nos dias 16 e 18 de Fevereiro realizaram-se as primeiras Aula.Com a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Ourém, na EPO, para as turmas do 1.º ano do curso de Design, Construção Civil e Gestão de Equipamentos Informáticos (no dia 4 de Março, as turmas de Gestão e de Energias Renováveis terão também esta oportunidade). Esta sessão foi organizada pela Unidade de Educação para a Saúde e pelas professoras da Área de Integração das turmas do 1.º ano, uma vez que o tema dos consumos de substâncias psico-activas (álcool e outras) se relaciona com o módulo "Fins e Meios, que ética para a vida humana?". Neste módulo são abordadas as formas como efectuamos escolhas que pressupõem liberdade e responsabilidade, mas também uma determinada valoração das coisas, para que a cada momento possamos optar por aquilo que consideramos ser melhor.

Para que possamos fazer escolhas conscientes, precisamos de informação e os jovens precisam sobretudo de se informar e reflectir acerca de determinados temas, mais relacionados com o seu quotidiano, como os consumos e a sexualidade, razão pela qual se organizou esta “aula”.
Esta iniciativa vai ao encontro de uma estratégia global, tendente a reduzir o uso nocivo de álcool, aprovada pelos Estados-Membros da Organização Mundial de Saúde, em Maio de 2010, que promove uma série de medidas para reduzir os efeitos nocivos do álcool, com a intervenção dos serviços de saúde, no sentido de alterar padrões de consumo perigosos e a realização de campanhas educativas (entre outras).

A intervenção nesta área é importantíssima, pois sabemos que 320 mil jovens com idades entre os 15 e os 29 anos morrem anualmente, em todo o mundo, de causas relacionadas com o consumo excessivo de álcool, o que representa 9% das mortes ocorridas naquele grupo etário.


Sofia Ferreira – Unidade de Educação para a Saúde
Margarida Rodrigues e Ana Pinho – Docentes de Área de Integração

Sem comentários:

Enviar um comentário