21/07/10

Quando me amei de verdade, pude amar outra pessoa...





Olá! Neste momento, temos bastante informação de como funciona o aspecto fisiológico. Mas há uma desinformação generalizada sobre o que é o sexo em toda a sua profundidade e qual é a sua função, e o seu sentido, dentro da personalidade e da vida humana. Este desconhecimento provoca muitos erros práticos, quando se vive a própria sexualidade. Estes "erros", se assim lhes podemos chamar estão profundamente ligados a algo essencial para o nosso equilíbrio emocional, o amor e a autoconfiança.
Infelizmente, temos uma tremenda dificuldade em cultivar estes dois ingredientes da auto-estima, por acontecimentos que se manifestaram desde a nossa criação. Quantas vezes, por medo do egoísmo, deixam de lado vossa própria vontade para fazer tudo o que o outro quer?
A auto-estima não tem nada a ver com o egoísmo. O egoísta é um ser vazio e solitário que precisa cada vez mais de coisas e pessoas que o preencham. Uma pessoa com boa auto-estima, apenas reconhece que, como qualquer ser humano, tem o direito de valorizar e satisfazer as suas vontades.
Para que serve este discurso? Para que saibas que numa relação tens Direitos, principalmente o Direito a TI e o Dever de TE Respeitar enquanto Ser Humano. Se não acreditas, vê alguns dos teus direitos:

Ter a tua própria opinião
Passar tempo com a família e amigos
Ao afecto
Ao apoio
Ao diálogo
Ao respeito
A ser ouvido
A passar um tempo sozinho
A cometer erros
A divertires-te
À fidelidade
À tolerância
A mostrar os teus sentimentos
A pedir ajuda
A dizer “não”
Às tuas crenças religiosas
À paciência
À informação adequada
APF (A.P. Família)

Ah, não esqueças do mais importante…Tens o Direito de SER FELIZ, mas quem sou eu, apenas passei por aqui, para te dar um Beijo!

Unidade de Educação Sexual
Sandra Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário