12/04/10

DESEMPREGO EM OURÉM - pelo Curso Profissional de Técnico de Gestão

No último mês de Fevereiro, de acordo com os dados estatísticos do IEFP, por Concelho, em Ourém existiam 1603 desempregados inscritos. Até 2008, a tendência foi a de manutenção do número de desempregados abaixo dos mil, no entanto entre 2008 e 2010 houve uma subida, justificada essencialmente pelo conjuntura económica vivida e sentida em todo o país, acompanhando desta forma a média regional e nacional.



Gráfico 1

O desemprego é mais significativo entre as Mulheres e atinge essencialmente a faixa etária dos 35 aos 54 anos (46%), que por sua vez representa cerca de 28% da população residente no Concelho. A faixa etária seguinte mais afectada é dos 25 aos 34 anos (26%). A situação mais encontrada é a de procura de um novo emprego.


Gráfico 2 (Fonte: IEFP – Estatísticas Mensais – Fev /10)

Relativamente às habilitações dos desempregados não há nenhum destaque, sendo que o desemprego se encontra repartido pelos diferentes níveis de escolaridade, notando-se mesmo assim uma quebra consoante se caminha para o ensino superior, talvez por este ser também o nível com menor expressão na população de Ourém.
Ex-inactivos e o término de contratos de trabalho não permanente foram as razões mais apontadas para os inscritos como desempregados no mês de Fevereiro.

Este trabalho foi realizado pelo Curso Profissional de Técnico de Gestão, ano de 2010, como tratamento de dados recolhidos e analisados no Congresso de Ourém – Um Olhar para o Futuro. (Fontes: INE;DGI;IEFP)
Este foi o primeiro tema a ser desenvolvido pelos alunos, por estar relacionado com a sessão de divulgação sobre a Iniciativa Emprego 2010, a realizar no dia 15 de Abril, pelas 18H no auditório da EPO.
Em breve voltaremos com mais dados sobre a situação social e económica do nosso Concelho…

Curso Profissional de Técnico de Gestão

Sem comentários:

Enviar um comentário