15/06/10

Gestão - Estudo de Mercado



Durante o Módulo nº9 – “Estudos de Mercado” da disciplina de Gestão, os alunos do G08, desenvolveram um estudo que passou pela definição da amostra, elaboração do inquérito e sua aplicação à comunidade escolar da sede da EPO e a algumas pessoas do exterior, no sentido de averiguar o uso e as escolhas relativas a alguns meios de comunicação.
A definição da amostra teve em conta a aplicação de quotas proporcionais, relativas ao sexo em cada uma das turmas que representam os diferentes cursos, funcionários e professores da Escola Profissional de Ourém. No exterior foram entrevistadas 50 pessoas, com uma quota de 50% relativa ao sexo.
O inquérito foi aplicado no dia 18 de Março de 2010.
Estas são algumas das conclusões do estudo retiradas pelos alunos.



Gestão de Equipamentos Informáticos
A grande maioria dos alunos ainda tem telefone fixo em casa e a operadora utilizada é a PT. São realizadas até 5 chamadas por semana e normalmente para amigos ou familiares.
Quanto à utilização do telemóvel, a maioria tem apenas 1 e a Vodafone é a operadora de comunicação eleita, e a forma de comunicação mais usual o SMS.O telemóvel é maioritariamente usado para fins pessoais e estes alunos consomem em média 10 a 20€ mensais.
Relativamente ao uso da internet como meio de comunicação, quase a totalidade tem como hábito aceder diariamente e a escola é o local de preferência através do wireless. As razões para usar este meio são essencialmente a consulta de correio electrónico, pesquisa, chat´s e jogos.
A maioria dos alunos deste curso, pertence às redes sociais, sendo o Facebook a mais usual onde a maioria acede diariamente.


Construção Civil
A maioria dos alunos deste curso possui telefone fixo em casa e a PT é mais uma vez a operadora seleccionada. Em média realizam menos de 5 chamadas por semana e a família/amigos e algumas emergências são as razões para o seu uso.
O uso do telemóvel é geral e a operadora Vodafone a mais usada. A razão para a troca de SMS, meio mais usual para o contacto, são motivos pessoais e consomem em média menos de 10€ por mês.
A casa ou a escola são os locais de preferência para aceder à internet e sempre que possível através de wireless. O acesso à internet é diário e as principais razões são o correio electrónico, pesquisa e jogos.
Quase todos os alunos pertencem pelo menos a uma rede social. HI5 e Facebook são as mais procuradas, diariamente.


Animação Sociocultural
Este curso apenas tem uma turma que é composta só por raparigas, e 50% tem telefone fixo, sendo a PT a operadora mais usada. A família e amigos contínua a ser a razão mais apontada para a realização de chamadas.
Nesta turma, a maioria das alunas tem 2 telemóveis e a Vodafone é a operadora de comunicação eleita. O uso pessoal e o contacto via SMS são também os factores mais referidos. Em média as alunas gastam até 10€ por mês em comunicação via telemóvel.
O uso da internet é referido por todas, e a maioria acede diariamente, normalmente em casa ou na escola através de net móvel ou wireless. A Vodafone é a net móvel mais usual. A maioria refere que o acesso à internet é essencialmente para pesquisa, correio electrónico e redes sociais.
A maioria das alunas da turma faz parte de redes sociais, HI5 e Facebook, onde vão diariamente.



Design
A maioria dos alunos desta turma refere que possui telefone fixo em casa. Foram referenciadas as seguintes operadoras de comunicação: MEO, Optimus e PT. Em média realizam entre 5 a 10 chamadas por semana, essencialmente para família e amigos.
Dos inquiridos, todos possuem um telemóvel e a Vodafone é a empresa de comunicação sempre referida. O uso pessoal é a razão apontada para os SMS enviados e para o consumo médio mensal até 10€.
Todos os alunos costumam aceder à internet, quase sempre diariamente, em casa e na escola, através essencialmente de wirelesss, para pesquisa, jogos e correio electrónico. Vodafone e TMN são as operadoras mais usuais entre quem usa a net móvel.
A maioria dos alunos faz parte de redes sociais, sendo Facebook e HI5 as mais referidas, onde acedem na sua maioria diariamente.



Energias Renováveis
A população inquirida da turma deste curso tem telefone fixo na sua residência. A PT é a empresa de comunicação mais usada e em média a maioria realiza até 5 chamadas por semana. Família e amigos é a razão mais apontada para essa comunicação.
A maioria da turma tem um telemóvel e a Vodafone é a operadora mais referenciada.
O telemóvel serve essencialmente para comunicar via SMS e em média o consumo vai até aos 10€ por mês.
Todos os alunos focaram que acedem à internet, na sua maioria diariamente em casa ou na escola. Wireless, net móvel e fixa foram os tipos de acesso focados, sendo que a TMN é a operadora mais usada em termos de net própria. As razões para acederem são essencialmente: correio electrónico, pesquisa e jogos.
Ainda existem alguns alunos que não fazem parte de redes sociais nesta turma. O HI5 é a rede mais usual entre os inquiridos, que costumam aceder na sua maioria diariamente.



Gestão
A análise destes alunos, permitiu concluir que no 1º e 2º ano, ainda possuem na sua maioria telefone fixo em casa, sendo que os alunos do 3º ano responderam na sua maioria que não. Os que têm telefone na residência indicaram a PT como operadora de comunicações. Entre 5 a 10 chamadas por semana é o consumo mais indicado sendo a família/amigos a razão principal desses contactos.
Todos os alunos têm telemóvel, na sua maioria 1, para uso pessoal e a operadora mais usada é a Vodafone, através essencialmente de SMS.
Relativamente à internet, todos acedem diariamente e quando usam a net própria, esta é móvel e através da TMN. A pesquisa, redes sociais e jogos, são as razões mais apontadas para o fazerem.
A maioria dos alunos faz parte de redes sociais, e quem faz, acede diariamente ao Facebook.

Professores e Funcionários
Entre esta camada da população estudada, cerca de 43% tem telefone fixo na residência e a maioria ainda elege a PT como a operadora de referência. Realizam entre 5 a 10 chamadas por semana para família e amigos.
Os inquiridos responderam na sua totalidade que possuíam apenas um telemóvel e cerca de 83% utiliza a Vodafone. As razões para o uso do telemóvel são essencialmente de ordem pessoal e profissional. A chamada de voz é o meio mais focado e o consumo mensal entre os 10 e 20€. Apenas 13%, respondeu que costuma aceder à internet através do seu telemóvel.
Esta camada da população estudada, acede diariamente à Internet, em casa, na escola e em locais públicos. O acesso reparte-se entre a net móvel, net fixa e wireless. A net própria mais usada é a Vodafone. Motivos profissionais e pesquisa são as razões mais apontadas para o acesso à internet.
70% dos inquiridos diz fazer parte das redes sociais, dizendo a maioria que pertence ao Facebook.



População Externa
Relativamente à população exterior à comunidade escolar, a faixa etária mais representada é dos 20 aos 40 anos, e verificámos que a maioria não tem telefone fixo na residência. Entre a população que tem telefone fixo, a PT é a operadora quase sempre referenciada. Em média estas pessoas realizam semanalmente até 5 chamadas e a família é a razão mais pontada.
Relativamente ao telemóvel, podemos concluir que maioria tem 1 telemóvel e a Vodafone é a operadora mais usada, seguida da TMN. O uso do telemóvel é diversificado, mas quanto ao tipo de comunicação a chamada de voz é a mais usual, destacando-se no entanto no público feminino, até aos 45 anos, a preferência pelo SMS. A maioria gasta até 10€ por mês em comunicação.
Relativamente à internet, a faixa etária que mais uso faz da mesma é dos 20 aos 40 anos. Casa e local de trabalho são os sítios mais focados para o acesso à internet, e a net fixa o meio mais usual. A MEO é a operadora eleita entre os inquiridos que costuma aceder à internet. A maioria dos utilizadores da net, fá-lo diariamente para consulta do correio electrónico, jogos e trabalho.
56% da população feminina inquirida, faz parte de alguma rede social e apenas 32% dos homens, sendo que a maioria se situa entre os 20 e os 40 anos. Facebook e HI5 são as redes sempre focadas e a maioria tem acesso às mesmas diariamente.

Concluímos ainda que a maioria da população estudada, fica com o seu telemóvel entre 1 a 3 anos, e as principais razões para a troca são a avaria seguida da evolução tecnológica.

Realizámos ainda um estudo de marcas eleitas pelos inquiridos, com acesso à memória imediata sobre determinados meios e equipamentos relacionados com a comunicação.



Telemóvel: Nókia;
Portátil: Asus;
Operador de Comunicação: Vodafone;
Canal de TV: TVI;SIC;
Estação de Rádio: Cidade FM/RFM;
Jornal: Bola; Correio da Manhã; Notícias de Ourém;
Revista: Maria; Visão;



Os dados foram recolhidos, tratados e analisados pelos alunos que depois elaboraram estas conclusões.
Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos.

Ana Pinho
Coordenadora do Curso Profissional de Técnico de Gestão

Sem comentários:

Enviar um comentário