18/06/10

Aula Com… Sensorial Design sobre a Criação da Imagem da Empresa


Samuel Ribeiro, da Sensorial Design, empresa de comunicação, fez uma apresentação aos alunos do 2º ano de Gestão sobre a criação da imagem de empresas.
A sessão, foi sempre acompanhada de imagens elucidativas e apelativas ao tópico apresentado que foi desenvolvendo o trabalho envolvido com a criação da imagem da empresa e toda a negociação com o cliente.
A principal preocupação de uma empresa é a procura da criação ou alteração da sua imagem.
A imagem não é só o seu logótipo mas toda a concepção e linha gráfica associada.
A primeira abordagem à empresa, começa com a identificação do problema e para tal quando é possível desenvolvem-se estudos de mercado associados para perceber a dinâmica da empresa, a sua adequação à realidade, se há ou não desgaste da imagem actual e saber qual a expectativa do cliente. É fundamental que o cliente perceba que a sua imagem é o conjunto de sinais de como os outros a vêem.
A empresa tem de definir o seu posicionamento, saber o que quer e para onde quer ir, o que faz e para quem. Evoluir, modernizar, mudar são palavras-chave na imagem actual das empresas. Definir estratégias e objectivos futuros é primordial para perceber o enquadramento económico e financeiro da empresa. Até onde poderá ir?
A empresa de comunicação tem de recolher informação da empresa cliente de forma a tornar a imagem mais expressiva e trocar impressões para ir ao encontro dos seus interesses. Depois segue-se o debate de ideias entre os criativos para criar um conceito que será esboçado e trabalhado várias vezes até ao produto final. Este resultado final tem de conciliar o conceito e a estética para se fazer um estudo de aplicabilidade, ou seja, perceber como implementar o que foi criado sem perder a coerência.
Depois, segue-se uma reunião de apresentação ao cliente para obter a sua aprovação explicando o porquê da solução e qual a visão pretendida. Se o conceito for aprovado, são definidas regras e normas de aplicação, criando balizas para não se perder a lógica com a qual foi concebida durante a sua utilização.
A apresentação, permitiu perceber a importância que o logotipo tem na imagem da empresa, mas também todos os outros sinais associados e o poder que têm para ajudar a crescer uma empresa com reconhecimento e prestígio.

Ana Pinho

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