16/06/10

Aula Com...sobre Poupança

A turma do 2º ano de Gestão, recebeu na sua aula de Gestão, o Dr. João Suspiro, Director Comercial do Banco Popular, que veio falar um pouco sobre Poupança, Instrumentos e tipos de Poupança.
Começou por explicar aos alunos que a Poupança é a parcela de rendimento excedente que é guardada para se usar no futuro.
As instituições financeiras, neste momento, com a crise existente no mercado interbancário, procuram estimular a poupança dos seus clientes.
Para poupar, tem de haver a consciência que uma parte do rendimento de hoje, pode ser útil para a nossa sobrevivência futura, mas o investimento na poupança tem de ser coerente. O gestor bancário, e quem aconselha o cliente no banco, tem de ter sensibilidade, e esta é uma questão muito importante para a escolha das formas de poupança. Essa sensibilidade deve permitir identificar o perfil do cliente em termos de património financeiro e também a sua aversão ao risco para se saber como distribuir o seu investimento.
Foram apresentadas algumas formas de poupar, sendo que deve ser sempre encarado como um investimento, em conta, quando se pretendem obter juros futuros ou em instrumentos financeiros, quando se prevê o lucro.
Depósitos a Prazo, Fundos de Investimento, Mercado de Capitais, ICAE (Inst. de Captação de Aforro Estruturados) ou Planos de Poupança, estas foram as formas de poupança ou instrumentos apresentados pelo nosso convidado. O que os distingue, são os prazos, as taxas, o tipo de rendimento e o risco envolvido.
João Suspiro, terminou a sua apresentação dizendo que hoje, a preocupação da maioria dos bancos está na captação da poupança dos jovens. É fundamental incutir esta percepção para construir um futuro melhor. Evitar a falência de famílias, cujo rendimento mensal é totalmente absorvido para pagar créditos e dívidas e por vezes nem resta o mínimo para o essencial, é um dos objectivos. O panorama de hoje, com a formação de uma consciência e de comportamentos de poupança, visa atenuar o massacre do consumo exagerado e tornado fácil que marca a geração actual.
Ana Pinho

2 comentários:

  1. uma sessão/aula muito interessante :D em que o senhor João se mostrou muito disponível a toda a gente o que torna tudo mais agradável :D

    agora vamos ver como corre a próxima xD

    ResponderEliminar
  2. É preciso é sobrar dinheiro para isso :)
    A coisa está complicada e ninguém dá nada a ninguém!! E cuidado onde investem...

    ResponderEliminar